GERAL
Acre registra crescimento no mercado de trabalho em junho, impulsionado por serviços e construção
O mercado de trabalho acreano apresentou um saldo positivo de 914 novos empregos com carteira assinada em junho, de acordo com dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram crescimento no mês.
Os setores de Serviços e Construção Civil lideraram o crescimento, com 445 e 267 novas vagas, respectivamente. O Comércio também apresentou um saldo positivo de 154 vagas, seguido pela Indústria (33) e Agropecuária (15).
A capital, Rio Branco, foi o município com maior saldo positivo de empregos criados, totalizando 470 novas vagas e elevando o estoque de trabalhadores formalizados para 75,5 mil. Cruzeiro do Sul (166), Sena Madureira (49), Jordão (42), Bujari (37) e Brasiléia (36) também registraram saldos positivos expressivos.
O desempenho positivo do mercado de trabalho acreano em junho se contrasta com a situação nacional, que registrou um saldo de 201,7 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado do ano, o Brasil já contabiliza 1,3 milhão de novas vagas formais, e nos últimos 12 meses, o total chega a 1,7 milhão.
O crescimento do mercado de trabalho no Acre em junho demonstra a recuperação gradual da economia do estado, impulsionada pelos setores de Serviços e Construção Civil. A geração de empregos é um indicador positivo para o desenvolvimento social e econômico da região, e os dados do Novo Caged sinalizam um cenário promissor para o futuro do mercado de trabalho acreano.