GERAL
Acre se destaca nacionalmente com crescimento de 24,1% na procura por crédito
No mês de abril de 2024, a demanda dos consumidores por linhas de crédito apresentou um aumento significativo de 13,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme revelou o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian. Este crescimento representa a primeira alta registrada em 2024, após um período de sucessivas quedas desde janeiro.
O estado do Acre se destacou nacionalmente, ocupando a segunda posição no ranking de busca por crédito, com um expressivo aumento de 24,1% em comparação ao mês anterior, ficando atrás apenas do Amapá.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, observa que “após o pagamento das contas do início do ano e aproveitando os efeitos graduais da redução da taxa básica de juros e da inflação, os consumidores voltam a buscar por crédito no mercado. Esperamos que este seja o início de uma trajetória positiva, embora seja esperado que tenhamos alguns desafios ao longo do ano que poderão refletir na economia nacional.”
No mês de abril, todas as faixas de renda registraram aumento na procura por recursos financeiros, com a maior alta sendo observada entre aqueles que recebem de R$ 500 a R$ 1.000.
Veja as informações completas na tabela abaixo:
“A alta na procura de recursos de crédito pelos consumidores foi registrada em todas as regiões do Brasil. Roraima (26.3%), Acre (24,1%), Amazonas (22,5%), Piauí (22,0%) e Amapá (21,2%) registraram os maiores crescimentos do ranking”, confirma a Serasa.
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.