GERAL
Acreano brilha em Brasília: Guilherme Cairo recebe prêmio do MEC por desempenho no Enem

Brasília, DF – O estudante acreano Guilherme Amaral Cairo, egresso da Escola Estadual Humberto Soares da Costa, em Rio Branco, foi um dos grandes homenageados na primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (11), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira, instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, tem como objetivo valorizar estudantes, escolas e redes públicas que se destacam na promoção da aprendizagem, em consonância com o Plano Nacional de Educação. Na edição de 2025, a categoria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) premiou alunos com desempenho de excelência.
Guilherme Cairo alcançou a expressiva marca de 960 pontos na redação do Enem 2024 e atualmente cursa Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac). “Foi uma experiência incrível. Conhecer Brasília pela primeira vez, encontrar outros jovens dedicados e estudiosos de vários estados… Foi único!”, declarou o estudante.
O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, parabenizou Guilherme e enfatizou o compromisso do governo do Acre com a qualidade do ensino. “Trabalhamos diariamente para que nossos alunos alcancem lugares de destaque, representando o Acre com orgulho e mostrando que a educação é o caminho para transformar vidas”, ressaltou o secretário.
O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, reunindo representantes de todo o país em uma celebração do mérito educacional.
