Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Alistamento Militar de 2026 começa nesta quinta-feira; homens devem se inscrever até junho e mulheres podem participar voluntariamente

Publicado em

BRASÍLIA (DF) – O Alistamento Militar de 2026 tem início nesta quinta-feira (1º de janeiro) e segue até 30 de junho. O processo é obrigatório para todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano – inclusive para quem reside no exterior – e, pela segunda vez consecutiva, está aberto às mulheres que desejarem voluntariamente prestar o serviço militar.

O alistamento é gratuito, mas homens que não cumprirem o prazo estabelecido ficarão sujeitos a multa e deverão concorrer à seleção do ano seguinte. Para as mulheres inscritas, não haverá prorrogação do período de inscrição. De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar forma uma reserva estratégica de profissionais qualificados, pronta para atuar na defesa nacional ou em ações de apoio a iniciativas subsidiárias. Em 2025, foram alistados 1.029.323 homens e 33.721 mulheres para o serviço nas Forças Armadas.

Continua depois da publicidade

Como realizar o alistamento

As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site do Alistamento Online, inclusive para brasileiros residentes no exterior. Para isso, é necessário possuir cadastro na plataforma Gov.br, de serviços digitais do governo federal.

Continua depois da publicidade

Quem não tiver acesso à rede ou preferir o atendimento presencial poderá se dirigir à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência a partir de sexta-feira (2). É preciso levar documentos originais: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e comprovante de residência recente. Endereços, telefones e horários de atendimento das JSMs podem ser consultados online por meio de pesquisa por município.

Alistamento feminino conta com 1.467 vagas

Criado em 2024, o serviço militar feminino oferece 1.467 vagas distribuídas entre as Forças Armadas: 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As oportunidades estão disponíveis em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal, com previsão de expansão gradual nos próximos anos. Após a incorporação, as mulheres selecionadas deverão cumprir o Serviço Militar Inicial por 12 meses.

Continua depois da publicidade

Isenção para pessoas com deficiência

Jovens com condições de saúde impeditivas, incluindo pessoas com deficiência (PCD), podem requerer isenção do serviço militar no momento do alistamento, apresentando em uma JSM documentos, comprovantes e laudos médicos. O atestado, preferencialmente emitido em posto de saúde público, deve conter diagnóstico detalhado, Código Internacional de Doenças (CID) e assinatura do médico com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Quem estiver impossibilitado de comparecer poderá ser representado por tutor ou curador legalmente constituído.

Continua depois da publicidade

Próximas etapas do processo

Após o alistamento, os cidadãos receberão o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverão consultar periodicamente o site para saber se foram dispensados ou convocados para a seleção geral no segundo semestre de 2026.

Os convocados passarão por exames médicos e odontológicos, testes de aptidão física e entrevistas sobre habilidades e interesse em servir. Quem for dispensado por excesso de contingente ou por residir em município que não contribui com pessoal para o serviço obrigatório participará de cerimônia de juramento à bandeira para obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Continua depois da publicidade

Os demais serão submetidos a designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula em uma das Forças Armadas. O serviço começará em 2027, com duração de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos, desde que haja vagas, interesse do jovem e aprovação das autoridades militares.

Consequências de não se alistar

Homens que não cumprirem a obrigação de se alistar ficarão impedidos de realizar diversas atividades, como obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino superior e assinar contratos com o governo federal.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement