Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Aos 18 anos, estudante da Vila do V é aprovada em Medicina e Direito na Ufac

Publicado em

Foto: Jorge Willian/SEE

O esforço e a dedicação nos estudos levaram a estudante Wellen Ferreira Cardoso de Melo, da Escola Edmundo Pinto, na Vila do Incra, em Porto Acre, a conquistar a aprovação nos cursos de medicina e direito na Universidade Federal do Acre (Ufac). A jovem, que mora com os pais na Vila do V, destaca que sua preparação foi baseada em um planejamento focado nos conteúdos mais recorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu fazia um planejamento semanal do que ia estudar, revisava sempre as partes mais importantes”, conta Wellen. O resultado, segundo ela, foi uma surpresa. “Quando vi meu nome na lista, esperei um pouco para ter certeza. Fiquei sem reação, mal conseguia acreditar”, relata.

A estudante atribui parte do seu sucesso ao programa Pré-Enem Legal, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que oferece suporte a alunos do ensino médio. “Os professores foram ótimos, especialmente a professora de redação. Eu seguia todas as dicas e anotava tudo o que era ensinado”, afirma.

Continua depois da publicidade

Além do suporte educacional, Wellen destaca a importância do apoio familiar e dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo governo estadual. “Meus pais sempre me incentivaram a estudar. No início, eu não tinha notebook, então utilizei bastante o tablet que recebi para assistir às aulas e resolver questões”, explica.

Mesmo com uma preparação intensa, a estudante considerou a prova desafiadora. “As questões tinham um nível muito alto e interpretativo”, avalia. Com a aprovação garantida, Wellen já fez sua escolha: “Medicina sempre foi minha primeira opção”.

Pais comemoram

Os pais de Wellen, Neudivânia de Alencar e Edmilson de Melo, celebraram a aprovação da filha. “Eu ainda nem acredito. Era o sonho dela fazer medicina, e eu estava orando muito por isso”, diz Neudivânia.

Para a mãe, a felicidade é ainda maior porque Wellen será a primeira pessoa da família a concluir um curso superior. “Estamos muito orgulhosos. A princípio, ela vai viajar entre Porto Acre e Rio Branco, mas, com o tempo, deve se mudar para a capital”, comenta.

Foto: Stalin Melo/SEE

Escola comemora aprovações no Enem

O desempenho dos estudantes da Escola Edmundo Pinto no Enem de 2024 foi motivo de comemoração para a equipe pedagógica. Segundo a coordenadora Jamyle de Souza, além de Wellen, outros 16 alunos foram aprovados em instituições como a Ufac, o Instituto Federal do Acre (Ifac) e universidades privadas.

“A aprovação desses alunos nos enche de alegria. Trabalhamos muito para isso e acreditamos nos sonhos deles”, afirma Jamyle.

Continua depois da publicidade

Com o início de um novo ciclo letivo, a escola já traça novas estratégias para continuar incentivando os alunos. “Nosso objetivo agora é seguir apoiando, acolhendo e conversando com os estudantes, para que eles também possam alcançar seus objetivos”, conclui a coordenadora.

*com informações de Agência de Notícias do Acre

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress