Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Aos 63 anos, aposentada vai para o 4º curso superior e vira caloura: ‘o importante é se dedicar e correr atrás’

Publicado em

Erondina afirma estar ansiosa pelo início das aulas — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

Para muitos chegar à terceira idade e aposentar significa descanso, mas para Erondina Botelho, de 63 anos, é um recomeço. Após 39 anos trabalhando, a aposentada decidiu realizar um sonho antigo e iniciar a quarta graduação e, pela primeira vez, será em uma instituição pública, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Dona Ero, como é conhecida, foi aprovada para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Mãe de quatro filhos, a aposentada percebeu que era a hora de investir em um novo curso superior.

“Sempre gostei muito de estudar e sempre me envolvi na área do magistério. Agora assumi esse novo desafio de cursar arquitetura. O novo assusta, sempre fui boa aluna e me dediquei, mas me pergunto se vou dar conta de acompanhar o ritmo da garotada”, destacou.

Na sua coleção de diplomas, já tem Matemática, Pedagogia e Serviço Social. Além de seguir atrás dos objetivos, Dona Ero sabe que serve de inspiração para várias pessoas que se sentem “velhas” para voltar a estudar. Para esse novo desafio, o apoio da família foi essencial.

“Minha família sempre me incentivou, estou empolgada e muito feliz com esse momento. Sempre é possível realizar sonhos, o importante é se dedicar e correr atrás”, pontuou.

Continua depois da publicidade
Aposentada contou com apoio da família para voltar a estudar. — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução
Aposentada contou com apoio da família para voltar a estudar. — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

‘Nunca é tarde para tentar’

Cinco anos após se aposentar, Erondina percebeu que era a hora de investir em uma nova graduação. A jornada acadêmica começou com uma graduação em Matemática, em 1977. Anos depois cursou Pedagogia. Já em 2006, deu inicio a terceira graduação em Serviço Social, que concluiu em 2010.

“Há 40 anos atrás era muito difícil cursar o ensino superior. A primeira graduação foi matemática, mas meu sonho sempre foi cursar arquitetura. Quando me casei, com filhos pequenos, voltei a estudar e concluí a faculdade de pedagogia. Anos depois decidi dar início a minha terceira graduação em serviço social”, relatou.

Aposentada foi oradora da turma na graduação em Serviço Social.  — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução
Aposentada foi oradora da turma na graduação em Serviço Social. — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

A escolha do curso está relacionada com a afinidade por design. Apaixonada por arquitetura, Ero contempla cada detalhe de uma construção. Sua avaliação sobre os ambientes faz com que amigos e familiares sempre peçam sua ajuda.

O início efetivo das aulas será nesta segunda-feira (7), no período integral. Com tanta disposição, quando questionada se é possível aprender coisas novas nas graduações, Ero pontuou que ‘nunca é tarde para tentar’.

“Cada etapa da vida temos um olhar diferente. É como um livro que se lê na adolescência e quando se lê adulto, é outro aprendizado. O importante é nunca parar de tentar”, destacou.
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress