GERAL
Após mais de 100 milímetros de chuva, Rio Tarauacá volta a transbordar no interior do AC
O nível do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, voltou a subir e ultrapassou mais uma vez este ano a cota de transbordo, que é de 9,50 metros. De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, na medição das 6h desta quinta-feira (10), o manancial marcou 10 metros.
As águas do rio subiram cerca de 1,88 metro em 24h. Conforme a Defesa Civil, a elevação se deu após o registro de chuvas acima de 100 milímetros na região do Rio Muru, na zona rural, e também na parte urbana da cidade entre os dias 8 e 9 de março.
Pelo menos três bairros da cidade voltaram a ser atingidos com a nova subida das águas após fortes chuvas. Entre eles:
. Bairro Triangulo
. Senador Pompeu
. Bairro das Flores.
A estimativa da Defesa Civil é que ao menos duas mil famílias estejam afetadas pela enchente. Isso porque estão com água do rio nos quintais.
O coordenador do órgão na cidade, sargento Marcelo Monteiro, informou que não há famílias desabrigadas ou desalojadas. Segundo ele, nas últimas horas o manancial apresentou estabilidade e, como não houve registro de mais chuvas, a previsão é que o nível volte a baixar nos próximos dias.
“Nas últimas horas o rio já mostrou estabilidade e esperamos que voltem a baixar nos próximos dias. Continuaremos o monitoramento e estamos de prontidão caso seja necessário”, disse.
Em fevereiro, cinco famílias com 29 pessoas que chegaram a ficar desabrigadas, quando o rio marcou 10,50 metros no dia 25.