Segurando vários cartazes e vestidos com roupas brancas, dezenas de pessoas caminharam pelas ruas de Candeias do Jamari durante a manifestação. “Candeias pede socorro”, “a saúde morreu na fila de espera”, “tem tanta coisa errada que não cabe em um cartaz” são algumas das frases escritas em protesto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/G/R/WCwE8WT2KKYqZbMJK3MA/whatsapp-image-2021-12-29-at-17.23.36.jpeg?w=696&ssl=1)
Após morte de adolescente, familiares fazem ato pedindo melhorias na saúde pública de Candeias do Jamari, RO — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica
Entenda o caso
Segundo os familiares, a adolescente estava com sintomas comuns de gripe e procurou a única Unidade de Pronto Atendimento da cidade. No local, o médico teria receitado um “xarope” que na opinião da família não contribuiu para a melhora do quadro.
“Ela me disse que a garganta tinha piorado e me mandou foto do rosto inchado. Ela disse que o xarope queimava mais ainda a sua garganta”, conta a irmã de Meuki.
Na quarta-feira (22), dois dias antes de falecer, a mãe e a adolescente retornaram na mesma unidade de saúde e teriam aguardado por cerca de cinco horas antes de serem atendidas.
No dia seguinte, o quadro de Meuki piorou. Ela estava tossindo muito sangue e, por este motivo, foi levada pela terceira vez até a UPA. Segundo a família, os profissionais negaram atendimento por não ser um caso “preferencial” e a mãe decidiu ir por conta própria para um hospital particular na cidade vizinha, Porto Velho.
Na capital, a adolescente precisou ser amparada com oxigênio e os médicos constataram que seus pulmões estavam comprometidos. No dia seguinte Meuki morreu, após sofrer duas paradas cardíacas e ter falência múltipla de órgãos.
De acordo com o diretor da UPA de Candeias, Alex Assunção, Meuki foi atendida nas duas primeiras vezes que procurou ajuda e na última vez a mãe foi quem decidiu não esperar o atendimento.
Situação da Saúde em Candeias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/2/nV5JQwQLSRMxrY0JC5MQ/whatsapp-image-2021-12-29-at-16.57.20.jpeg?w=696&ssl=1)
Após morte de adolescente, familiares fazem ato pedindo melhorias na saúde pública de Candeias do Jamari, RO — Foto: Jefferson Carvalho/Reprodução
Segundo o secretário de saúde de Candeias, Valter Queiroz, atualmente o município tem apenas um médico para atender toda a demanda de urgência e emergência e afirmou que a cidade trabalha para contratação de novos profissionais.
“Estamos com um aumento de casos de Covid e Influenza e nós temos uma população aqui em Candeias do Jamari de aproximadamente 35 mil pessoas”, relata.
Todo o estado de Rondônia passa por um surto de Influenza. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até o momento, oito pessoas morreram por complicações da doença em Rondônia.
Somente no mês de dezembro, mais de mil casos de Influenza foram registrados no estado.