GERAL
Após onça escalar pilastra, zoológico instala barreiras e cerca elétrica
Após uma onça-pintada escalar uma pilastra em uma jaula, o Zoológico de Brasília reforçou a segurança do local instalando barreiras físicas reforçadas e uma cerca elétrica. Segundo a direção do Zoo, as grades instaladas dificultam a subida, mas não causam estresse aos animais. O incidente ocorreu na última quinta-feira (28).
Ainda de acordo com a fundação, as cercas elétricas, de baixa voltagem, foram colocadas para evitar possíveis tentativas de subir nas grades, sem que cause riscos às onças. À RECORD, o diretor de Mamíferos do Zoo, Leandro Drigo, afirmou que o caso foi gerado por curiosidade do animal e não estresse.
Em nota, o Zoológico de Brasília afirmou que as medidas foram tomadas visando “o bem-estar da onça residente” e que são precauções “paliativas e asseguram a segurança do animal”.
Um vídeo gravado por visitantes mostra o momento em que a onça escala a pilastra da jaula e coloca as patas entre as grades de proteção. O local conta com duas grades, que impediram o avanço do animal.
Confira a íntegra da nota:
O Zoológico de Brasília anuncia a implementação de medidas adicionais visando o bem-estar da nossa onça residente. Uma cerca elétrica foi instalada no recinto, e uma barreira na pilastra foi adicionada para desencorajar tentativas de subida na grade superior. Essas precauções são paliativas e asseguram a segurança do animal, sem representar qualquer risco para o mesmo.
A segurança e o cuidado com nossos animais são prioridades constantes, e estas ações reforçam nosso compromisso com o respeito e preservação da fauna. Estamos sempre empenhados em proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor para todos os habitantes do Zoológico de Brasília. Agradecemos a compreensão da comunidade e da imprensa.