Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Aprendizagem no Acre ainda não supera impactos da pandemia, revela Saeb

Publicado em

Um estudo baseado nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revela que a aprendizagem dos estudantes da rede pública do Acre ainda não se recuperou totalmente dos impactos da pandemia de covid-19. Apesar de alguns avanços, o desempenho em português e matemática em todas as etapas de ensino permanece abaixo dos níveis de 2019.

A análise dos dados de 2019, 2021 e 2023 mostra quedas significativas em 2021, com recuperações parciais em 2023, mas sem atingir os patamares pré-pandemia. A situação é particularmente preocupante no ensino médio, onde o desempenho em matemática apresenta uma queda acentuada.

Destaques:

Continua depois da publicidade

-2º ano: Queda de 33 pontos percentuais em leitura entre 2019 e 2021, com recuperação parcial em 2023, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.

-5º ano: Quedas em português e matemática em 2021, com recuperação em 2023, porém sem atingir os níveis de 2019.

-9º ano: Quedas em 2021, com leve recuperação em 2023, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.

-3º ano do Ensino Médio: Piora significativa em matemática em 2023, com apenas 2% dos estudantes atingindo o nível esperado.

Considerando a Meta 3 do movimento Todos Pela Educação (70% de alunos com aprendizado adequado), os resultados do Saeb sinalizam a necessidade de ações urgentes para recuperar as perdas educacionais causadas pela pandemia no Acre. A análise utiliza a classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) da Meta 3 para ilustrar a gravidade da situação.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress