GERAL
Aprendizagem no Acre ainda não supera impactos da pandemia, revela Saeb

Um estudo baseado nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revela que a aprendizagem dos estudantes da rede pública do Acre ainda não se recuperou totalmente dos impactos da pandemia de covid-19. Apesar de alguns avanços, o desempenho em português e matemática em todas as etapas de ensino permanece abaixo dos níveis de 2019.
A análise dos dados de 2019, 2021 e 2023 mostra quedas significativas em 2021, com recuperações parciais em 2023, mas sem atingir os patamares pré-pandemia. A situação é particularmente preocupante no ensino médio, onde o desempenho em matemática apresenta uma queda acentuada.
Destaques:
-2º ano: Queda de 33 pontos percentuais em leitura entre 2019 e 2021, com recuperação parcial em 2023, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.
-5º ano: Quedas em português e matemática em 2021, com recuperação em 2023, porém sem atingir os níveis de 2019.
-9º ano: Quedas em 2021, com leve recuperação em 2023, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.
-3º ano do Ensino Médio: Piora significativa em matemática em 2023, com apenas 2% dos estudantes atingindo o nível esperado.
Considerando a Meta 3 do movimento Todos Pela Educação (70% de alunos com aprendizado adequado), os resultados do Saeb sinalizam a necessidade de ações urgentes para recuperar as perdas educacionais causadas pela pandemia no Acre. A análise utiliza a classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) da Meta 3 para ilustrar a gravidade da situação.
