GERAL
ATENÇÃO! PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA FEVEREIRO SERÃO SUSPENSOS
Os pagamentos do Programa Auxílio Brasil de fevereiro, que a partir do mês que vem passará a se chamar Programa Bolsa Família, começaram na última segunda-feira, dia 13, e devem terminar no último dia deste mês, dia 28. Normalmente, estes repasses para as famílias são realizados nos últimos dez dias úteis de cada mês, porém, em fevereiro tudo mudou, e os pagamentos serão suspensos por quatro dias.
Isso acontece por conta do feriadão de Carnaval. O feriado de fato é apenas na terça-feira (21), porém, no Brasil já há o hábito de transformar a segunda-feira anterior em feriado também, ainda que não oficial, e por isso os bancos e outras instituições financeiras não abrem e nem realizam operações nestes dois dias. Além disso, tradicionalmente, o programa de transferência de renda não faz pagamentos aos finais de semana.
Sendo assim, a primeira semana de repasses do Auxílio Brasil de fevereiro vai até o dia 17, sexta-feira, para os beneficiários com final do Número de Inscrição Social (NIS) 5. Depois disso, haverá uma pausa nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, dias em que não haverá pagamentos oficiais. Em seguida, no dia 22, quarta-feira, os pagamentos serão retomados, e seguem normalmente até o dia 28. Confira no calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família de fevereiro, que ainda é o Auxílio Brasil prorrogado:
- Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 13 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 14 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 15 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 16 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 17 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 22 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 23 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 24 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 27 de fevereiro;
- Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 28 de fevereiro.
Pagamentos do Bolsa Família fevereiro
Além disso, é preciso lembrar que, normalmente, os pagamentos agendados para as segundas-feiras costumam ser depositados na conta das famílias com dois dias de antecedência, ainda no sábado. Isso acontece porque o sistema do governo e da Caixa Econômica Federal, devido a uma particularidade técnica, costuma realizar os pagamentos no dia seguinte ao agendamento. E já que os repasses de segunda-feira são agendados às sextas-feiras, o pagamento acontece no dia seguinte, sábado.
Essa situação já beneficiou e ainda beneficiará, em fevereiro, dois grupos com pagamentos agendados para segunda-feira e um grupo com pagamento agendado para a quarta-feira do pós Carnaval. Portanto, ainda que oficialmente os repasses tenham sido suspensos no feriadão, as famílias com o pagamento agendado para 22 receberão neste final de semana. Confira os três grupos beneficiados pelas antecipações de fevereiro:
- Grupo 1: Beneficiários com NIS de final 1 que estavam com data marcada para receber no dia 13 de fevereiro (segunda-feira) já receberam no sábado, dia 11 de fevereiro;
- Grupo 2: Beneficiários com NIS de final 6 com data marcada para receber no dia 22 de fevereiro (quarta-feira, por causa do carnaval) receberão no sábado, dia 18 de fevereiro (JÁ CONFIRMADO);
- Grupo 3: Beneficiários com NIS de final 9 com data marcada para receber no dia 27 de fevereiro (segunda-feira) receberão no sábado, dia 25 de fevereiro.
Antecipação do Bolsa Família fevereiro confirmada pela Caixa
Por fim, após um questionamento do Canal Consulta Pública, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal confirmou que as famílias com NIS 6 poderão movimentar a quantia recebida no dia 18 de fevereiro, sábado anterior a data marcada. A Caixa ainda aproveita para lembrar que este tipo de antecipação não é uma novidade do atual Auxílio Brasil, pois já acontecia desde o antigo Bolsa Família.
“A Caixa informa que as parcelas do Auxílio Brasil, previstas no calendário do Programa para o dia 22/02/2023 (relativos ao NIS final 6), estarão disponíveis para movimentação a partir do dia 18/02/2023. O banco reforça que não se trata de excepcionalidade para o ano de 2023, sendo que o pagamento já acontecia de tal forma anteriormente, inclusive para o Programa Bolsa Família”
Caixa Econômica Federal, em resposta ao questionamento do Canal Consulta Pública