GERAL
Atenção trabalhadores: está chegando o prazo para sacar o abono 2023, atente-se para não perder!
A princípio se você tem o abono PIS/PASEP , para receber é muito importante que você faça o acompanhamento do calendário, para não ser pego de surpresa quando chegar o seu dia de receber. Os primeiros pagamentos do benefício serão realizados nesse próximo mês de fevereiro e somente pessoas que trabalharam com a carteira assinada terão direito a receber.
Contudo quem nunca trabalhou registrado, por mais que prestou serviço, não adianta procurar a data para o recebimento do abono salarial, que vão só perder tempo, pois não terão direito!
O aconselhável antes mesmo de conferir as datas é que você consulte se tem direito ao abono. Veja abaixo quem não pode receber o PIS/ PASEP:
- Empregado(a) doméstico(a);
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica;
Quais documentos de identificação são válidos, para o recebimento do benefício PIS/ PASEP?
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habilitação (modelo novo);
- Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
- Identidade Militar;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Passaporte emitido no Brasil ou no exterior;
Os primeiros pagamentos deste ano do PIS/PASEP estão agendados para o mês de fevereiro. O repasse anual é um benefício que somente servidores com carteira assinada e que não ganham mais que dois salários mínimos por mês, tem direito.
É importante ressaltar que o PIS/PASEP que será pago neste ano de 2023 é referente ao ano de 2021. Em síntese, só receberão o benefício os indivíduos que obedecerem a exigência referente à renda e trabalharam por pelo menos 30 dias com registro em carteira.
Embora os trabalhadores de setores públicos e servidores de empresas privadas ganham o benefício com base no mesmo cálculo, o calendário é diferente para os dois grupos.
Como ter acesso ao calendário de pagamentos e ter mais informações sobre o abono?
Para contar com mais informações sobre o PIS/PASEP você pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador ou se preferir pode baixar o Caixa de Trabalho Digital, após seguir as orientações do aplicativo, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o benefício.
Os benefícios PIS e PASEP têm alguma diferença entre eles?
Os serviços e o sentido de ambos os abonos são os mesmos, a diferença é que o PIS é destinado às pessoas que trabalham registrado em setores privados, enquanto o PASEP é um abono concedido às pessoas que trabalham registrado em setores públicos.
Se o beneficiário decidir demorar para fazer o saque, essa atitude pode fazer com que o cidadão dependendo da demora, não consiga mais receber o valor, pois o benefício fica muito parado no banco, retorna para o governo. Então não deixe o seu dinheiro mofar no banco!
Gostou do artigo ? Já conferiu se tem direito ao PIS/PASEP ?