Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Atlas da violência 2024 revela aumento alarmante de feminicídio no Acre

Publicado em

No estado do Acre, dados do Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta terça-feira (18), revelam um cenário preocupante: o feminicídio aumentou em 43,8% nos últimos 10 anos. Embora o Acre tenha sido o terceiro estado que mais reduziu os números de feminicídios entre 2021 e 2022, a tendência de crescimento ao longo da década é alarmante.

A análise comparativa entre os anos aponta para uma realidade heterogênea no país. Enquanto treze Unidades da Federação conseguiram diminuir suas taxas de homicídios femininos, com destaque para Tocantins (-24,5%), Distrito Federal (-24,1%) e Acre (-20,3%), outros doze estados apresentaram aumento nesse tipo de crime. Roraima (52,9%), Mato Grosso (31,9%) e Paraná (20,6%) foram os mais afetados nesse período.

O estudo também revela que em Goiás e Santa Catarina as taxas permaneceram estáveis, acompanhando a média nacional. Uma tabela com dados do Sistema Informações sobre Mortalidade – SIM mostra um aumento de 43,8% nos homicídios contra mulheres entre 2012 e 2022, com um crescimento significativo a partir de 2016.

Continua depois da publicidade

Diante desses números alarmantes, é fundamental que a sociedade e as autoridades se mobilizem para combater essa grave violência de gênero e garantir a segurança e integridade das mulheres no estado do Acre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress