Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

AVISO IMPORTANTE para os brasileiros que vão receber o NOVO SALÁRIO MÍNIMO

Publicado em

AVISO IMPORTANTE para os brasileiros que vão receber o NOVO SALÁRIO MÍNIMO. Imagem: iStock.

Recentemente, o governo realizou um novo reajuste do salário mínimo, que passou a ser R$ 1.320 desde a última segunda-feira, 1º de maio. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esta alteração impactará cerca de um quarto de toda a população brasileira.

Segundo o órgão, cerca de 22,7 milhões de cidadãos brasileiros serão impactados de forma positiva com o novo valor do salário mínimo. A coleta das informações ocorreu através dos números da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PnadC), de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

No Brasil, a correção do salário mínimo irá proporcionar um grande impacto na economia, visto que existe uma grande parcela da população que possui salários muito próximos do valor. O estudo do Dieese indicou que, além dos 22,7 milhões de pessoas impactadas diretamente pela novidade, outros também terão impactos indiretos.

Continua depois da publicidade

Este grupo representa cerca de  31,3 milhões de trabalhadores, o que resulta em um total de 54 milhões de brasileiros que sentirão esta mudança.

Em termos percentuais, esse contingente representou 25,4% da população brasileira, em 2021”, diz trecho do estudo.

Salário mínimo impactará mais algumas áreas

O estudo do Dieese também indica que “os grupos diretamente impactados pelo salário mínimo são os empregados do setor privado e público com carteira assinada (inclusive os trabalhadores domésticos); os servidores públicos estatutários; e as pessoas que recebem aposentadoria, pensão ou BPC, com valor igual ou inferior ao salário mínimo”. 

Desse modo, ainda que a mudança de valor não pareça muito grande, trará impactos positivos para estes trabalhadores.

Além disso, a pesquisa também frisa que o reajuste da quantia “tem impacto na vida de milhões de trabalhadores, inclusive informais, além dos aposentados e pensionistas do INSS e daqueles que recebem benefícios assistenciais da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), como o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”.

Isso acontece porque diversos benefícios se baseiam no valor do salário mínimo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress