Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Bandeira vermelha se mantém; conta de luz continua cara em julho

Publicado em

A conta de luz dos brasileiros continuará mais cara em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje a manutenção da Bandeira Vermelha Patamar 1, resultando em um acréscimo de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa decisão reflete a persistência de um cenário hidrológico desfavorável no país.

Os baixos níveis de água nos reservatórios das hidrelétricas, inferiores à média histórica, obrigam o acionamento de usinas termelétricas mais caras para suprir a demanda de energia. Apesar de as chuvas de junho, principalmente no Sul, terem melhorado temporariamente a situação e evitado um aumento ainda maior na tarifa – com a previsão inicial apontando para a Bandeira Vermelha Patamar 2 -, a previsão de chuvas abaixo da média para julho na maior parte do Brasil, incluindo uma redução significativa no Sul a partir da segunda semana, justifica a manutenção da bandeira vermelha.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alerta para a necessidade de economia de energia, uma vez que a situação hídrica permanece crítica e a perspectiva para os próximos meses não é otimista. Com a Bandeira Vermelha Patamar 1 em vigor, os consumidores devem se preparar para um impacto adicional em seus orçamentos. A recomendação é para o uso consciente da energia elétrica para minimizar os gastos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement