GERAL
BB lucra R$ 8,5 bilhões no 1º tri, maior valor entre bancos do país
Confirmando as projeções do mercado, que esperava um desempenho robusto, o Banco do Brasil encerrou o primeiro trimestre deste ano com um lucro líquido ajustado de R$ 8,55 bilhões. O balanço do BB foi divulgado na noite desta segunda-feira (15/5).
O resultado significa um crescimento de 28,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O consenso Refinitiv estimava ganhos de R$ 8,68 bilhões.
O desempenho do BB foi o melhor entre os principais bancos do país nos três primeiros meses de 2023.
O Itaú Unibanco lucrou R$ 8,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O lucro do Bradesco ficou em R$ 4,280 bilhões. O do BTG, em R$ 2,3 bilhões. O Santander lucrou R$ 2,14 bilhões. A Caixa, R$ 1,9 bilhão.
Carteira de crédito
Segundo o balanço do BB, a carteira de crédito ampliada, que inclui títulos e valores mobiliários, teve saldo de R$ 1,03 trilhão em março deste ano, um crescimento trimestral de 2,7%. Na comparação anual, o avanço foi de 16,8%.
Já a carteira ampliada de pessoa física teve alta de 3,6% no primeiro trimestre e 11,7% na base anual, para R$ 300,1 bilhões. A carteira ampliada de pessoa jurídica subiu 12,7% em 12 meses, para R$ 362 bilhões.
Dividendos
No dia 11 de maio, o Banco do Brasil aprovou a distribuição de mais de R$ 351 bilhões em dividendos aos acionistas, além de R$ 1,8 bilhão sob a forma de Juros sobre Capital Próprio (JCP), ambos relativos ao primeiro trimestre deste ano. Os valores serão pagos no dia 12 de junho.
BB Seguridade
Na manhã desta segunda, como noticiado pelo Metrópoles, o BB divulgou o resultado da BB Seguridade, holding de seguros controlada pelo banco, no primeiro trimestre. O lucro líquido foi de R$ 1,833 bilhão, um crescimento de 51,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a BB Seguridade, é o melhor resultado para um primeiro trimestre desde a entrada na bolsa de valores, há 10 anos.
De acordo com o BB, o bom resultado do banco no trimestre “se traduz pelo crescimento responsável da carteira de crédito, com performance positiva em todos os segmentos, pela inadimplência sob controle e pelo foco na diversificação de receitas e controle de custos”.
“Além disso, o Banco do Brasil tem o cliente no centro de sua estratégia e procura construir um relacionamento de longo prazo, sempre oferecendo uma experiência personalizada e de excelência, com a ampliação do uso de inteligência artificial, Big Data e Analytics, o que possibilita entender as necessidades e criar oportunidades em tempo real que geram negócios e estreitam relacionamento”, afirma o banco.