GERAL
Bolsa Família: Antecipação do benefício para municípios do Acre em situação de emergência

O governo federal confirmou nesta sexta-feira, 13, a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos os 22 municípios do Acre, além de outros municípios do Amazonas e Roraima que enfrentam situação de emergência ou calamidade pública. A medida visa auxiliar as famílias que foram impactadas por desastres naturais e outras crises.
A partir do dia 17 de setembro, os beneficiários do Bolsa Família no Acre poderão movimentar os valores independentemente do Número de Identificação Social (NIS). A antecipação, que também abrange 62 municípios do Amazonas e 5 de Roraima, segue o mesmo modelo adotado em outras regiões do país, como no Rio Grande do Sul, onde as enchentes de maio decretaram estado de calamidade pública.
Nos demais estados e municípios do Brasil, o calendário de pagamento do Bolsa Família segue o cronograma habitual, com a liberação dos valores de forma escalonada, de acordo com o final do NIS de cada beneficiário. O pagamento de setembro será finalizado no dia 30, para os beneficiários com NIS final zero.
A antecipação do Bolsa Família para os municípios do Acre demonstra a preocupação do governo federal em auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente em momentos de crise. A medida visa garantir o acesso a recursos básicos e contribuir para a recuperação e o desenvolvimento da região.
