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BR que liga Manaus ao Acre vira “gargalo” da integração da Amazônia, diz Estadão

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Área desmatada da floresta amazônica na rodovia BR-319 na cidade de Humaitá, Amazonas. Foto: Getty IMages

O jornal Estadão elaborou um artigo para tratar sobre a situação da integração da Amazônia Brasileira. Sendo a única estrada brasileira que liga o estado do Amazonas ao restante do país, o veículo expõe a importância da BR-319, uma rodovia que fica praticamente intrafegável durante o inverno, por conta de diversos trechos com atoleiros.

Atravessando o coração da Amazônia, a BR liga Manaus a Porto Velho, capital de Rondônia. São 885 km de extensão. Além disso, a estrada poderia também ligar Manaus a outra capital da região Norte: Rio Branco, no Acre.

“A BR-319, há décadas aguardando pavimentação para integrar Manaus ao Acre e, de lá, ao restante do Brasil, é distante. Hidrovias bem sinalizadas e ordenadas, com rampa de acesso, tecnologia básica de comunicação e governança, são muito perto”, disse o jornal.

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Caminhão atolado na BR-319. Foto: Câmara Municipal de Manaus

A manutenção da estrada é sem sombras de dúvidas o maior “gargalo”para a infraestrutura da Amazônia Legal. Projetos que preveem as obras estão parados em Brasília por conta de estudos ambientais que inviabilizam. Porém, em 29 de julho de 2022, o Ibama concedeu licença prévia ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) para asfaltar o trecho do meio da rodovia. Entretanto, as obras só devem ser iniciadas se o Dnit comprovar que irá cumprir com as exigências do órgão.

Não se sabe como o governo Lula irá tratar a questão da BR-319. O que se sabe é que os ministros da Infraestrutura, Renan Filho e Meio Ambiente, Marina Silva, terão um desafio gigante em conseguir entrar em consenso sobre questões ambientais e integração da Amazônia.

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