GERAL
Brasil já tem 391 mortes por dengue em 2024, diz Ministério da Saúde
O Brasil tem 391 mortes confirmadas por dengue até esta segunda-feira (11/3). O Ministério da Saúde divulga informes diários da doença por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses, que também contém informações sobre zika e chikungunya.
Ao longo dos primeiros 70 dias de 2024, o país contabilizou 1.538.183 casos prováveis de dengue. O coeficiente de incidência da doença é de 757,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 854 óbitos em investigação.
O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior incidência da doença, com 4.865 por 100 mil habitantes. A capital registrou, até esta segunda, 109 mortes pela doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
Confira o coeficiente de dengue em todos os estados:
Em 2023, o Brasil bateu recorde de vidas perdidas pela doença, com 1.094 mortes confirmadas, conforme informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. No ano anterior, foram 1.053 óbitos pela doença.
Doença
A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse inseto é doméstico, facilmente encontrado em lares, áreas comerciais, escolas ou igrejas.
O Ministério da Saúde alerta que 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas dos brasileiros e alerta para cuidados básicos. Como:
- Tampar caixas d’água, ralos e pias;
- Higienizar vasilhas de água de animais de estimação;
- Descartar pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
- Retirar água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
- Colocar areia nos vasos de plantas.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.