GERAL
Brasil lança campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes

Brasília, DF – Começou hoje, em todo o país, a Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis nos postos de saúde.
O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 6,8 milhões de doses e repassou R$ 150 milhões para as gestões de saúde locais organizarem as ações. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a segurança e eficácia das vacinas e apelou aos pais para que compareçam aos postos de saúde.
“Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis do que hoje para te vacinar”, declarou Padilha.
Vacinas Disponíveis:
-BCG
-Hepatite B
-Penta (DTP/Hib/HB)
-Poliomielite inativada
-Rotavírus
-Pneumocócica 10 valente (conjugada)
-Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
-Influenza
-Covid-19
-Febre amarela
-Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
-Varicela
-DTP
-Hepatite A
-HPV
Meu SUS Digital:
O Ministério da Saúde fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, com alcance estimado de 40 milhões de pessoas. O aplicativo permite acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhamento da situação vacinal.
Recuperação Vacinal:
A campanha faz parte de um esforço nacional de recuperação vacinal, que já apresenta resultados positivos. De 2022 a 2024, houve um crescimento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a pólio e de 40% na vacinação da tríplice viral.
Diante do aumento de casos de sarampo na América do Norte, o Brasil vai reforçar a imunização contra a doença em todas as idades, com doses disponíveis para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Dia D:
No dia 18 de outubro, haverá o Dia D de mobilização, com horário especial de funcionamento dos postos de saúde em todo o país.
