GERAL
Brasileiros impedidos de sair do Peru são resgatados nesta sexta-feira, 13
Pelo menos 27 brasileiros, entre eles crianças, idosos, homens e mulheres, estavam impedidos de deixar o Peru, por conta de uma crise política que se instalou no país, foram transportados para o Brasil, na cidade de Assis Brasil (AC), por meio de um comboio, nesta sexta-feira, 13.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os brasileiros retidos em Porto Maldonado, no Peru, deixaram a cidade às 7h30 desta sexta-feira, 13, com destino ao Brasil escoltados pela Polícia Nacional do Peru. A primeira tentativa de resgate, impedida pelos manifestantes, foi na quarta-feira, 11, em Ibéria.
Ainda segundo informações do Gabinete Gestão Integrada de Fronteiras (GGF), da Sejusp, que conta com o apoio da equipe de policiais do major Oscar Daniel Soza Ramirez, comandante do Policiamento de Rodovias da Polícia Nacional do Peru, o bloqueio mais intenso, no povoado de Mavilla, foi debelado na noite desta quinta-feira, 12, e em outros três pontos, o clima é de normalidade.
Visando manter a integridade física dos brasileiros, o governador Gladson Cameli solicitou que o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia tomasse medidas junto ao governo peruano e ao governo federal.
Para garantir que o comboio não fosse impedido de retirar os brasileiros, foi necessário além da escolta da polícia peruana, policiais foram colocados em cada ponto de obstrução para garantir que não houvesse agressões ao comboio.