Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Brasileiros que foram bloqueados do Bolsa Família no passado poderão retornar ao novo BENEFÍCIO?

Publicado em

Tire sua dúvida agora – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O novo governo já iniciou o processo de mudança das contas do CadÚnico. A ideia é encontrar alguém que possa estar a enganar o sistema para manter contas à força. Mas engana-se quem pensa que essa prática é nova. Ao longo de 2022, milhares de usuários foram varridos pelo pente fino da Dataprev e afastados do Auxílio Brasil.

Agora essas pessoas que foram desclassificadas querem saber se podem ter uma segunda chance no Bolsa Família. Por fim, espera-se que o novo programa tenha uma nova cara e uma nova forma de seleção. Mas, na verdade, a resposta para essa pergunta depende das circunstâncias de cada conta.

Motivo da exclusão

Uma coisa a considerar é por que os benefícios são excluídos. Normalmente, quando o governo anterior excluía um cidadão do Auxílio, ele mandava uma mensagem para ele e dizia o que fazer para poder voltar ao programa social após essa primeira exclusão.

Continua depois da publicidade

Na maioria dos casos o ministério indicou que o cidadão deve ir diretamente ao centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para resolver as pendências mais graves. Em tese, o cidadão deve seguir esse sinal para ter a chance de voltar ao programa que agora se chama Bolsa Família.

De qualquer forma, o indivíduo deve sempre lembrar que quando é enxotado do projeto costuma ir para o final da fila de entrada. Assim, é possível que o cidadão não consiga retornar rapidamente ao programa. Mesmo após o vício ser resolvido, ele tem que esperar até que uma nova vaga seja aberta para que ele possa receber benefícios novamente.

O cidadão também deve lembrar que, pelo menos neste primeiro momento, não há alteração na regra de seleção do Bolsa Familia. No entanto, para participar do programa você deve ter uma conta ativa e atualizada no sistema CadÚnico. Além disso, ele deve cumprir o limite de renda.

Assim como no ano passado, a versão atual do bolsa Descendência não possui um sistema de adesão direta. O indivíduo só precisa manter seu CadÚnico ativo, estar atualizado com as informações reais e aguardar a seleção do Ministério do desenvolvimento Social, Família e Combate à Escassez.

Essa é uma regra que vale tanto para quem nunca recebeu nada do bolsa Família quanto para quem já foi excluído em algum momento e agora quer voltar ao programa social.

Busca ativa no Bolsa Família

Em entrevista recente, Wellington Dias, Ministro de Estado de Desenvolvimento Social (PT), disse que pretende fazer uma busca ativa. Este é um sistema que permitirá a entrada de quem seguir todas as regras de entrada. É um processo que pode incluir muita gente.

Continua depois da publicidade

A ideia do novo governo é tirar do projeto pessoas que não têm direito ao programa e inserir aquelas que têm direito, mas não podem receber. Embora tenha explicado que o fará com a ajuda dos municípios o ministério ainda não explicou como esse sistema funcionará na prática.

Propaganda
Advertisement