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“Carro carangueijo” que estaciona de lado será o fim da temida baliza; veja a foto
A divisão de direção autônoma da Hyundai, a Mobis, apresentou um novo carro que promete fazer sucesso entre as pessoas que não conseguem ou que detestam fazer baliza nas ruas do país. O veículo conta com um novo módulo de roda e foi apresentado durante a CES 2023, em Las Vegas. O dispositivo chamado de e-Corner foi acoplado ao modelo Ioniq 5 da marca sul-coreana.
Diferentemente de outro conceito de carro, abordado anteriormente, o novo módulo já vem de fábrica com seu próprio motor elétrico, amortecedor, direção e freio. Sendo assim, é um pacote completíssimo que poderá ser instalado nos veículos, quem sabe, em um futuro próximo.
Primeiros resultados do módulo que facilita baliza foram apreciados em 2018
Vale lembrar que ainda em 2018 o sistema já teve seus primeiros testes e impressionou muita gente. Os resultados já mostravam que a baliza poderia se tornar algo do passado para a maioria dos motoristas pelo mundo. Afinal de contas, o sistema permite que o carro estacione como se estivesse “de lado” – por isso o nome “carro caranguejo”, em referência ao crustáceo que anda boa parte do tempo de lado.
Como funciona a baliza com o novo sistema?
Na prática, o que acontece é que o veículo chega ao lado da vaga desejada, na qual o motorista deve apenas se certificar de que o carro caberá nela. Para isso, o próprio automóvel deve apresentar sensores que mostraram a possibilidade de estacionamento.
Na sequência, as rodas viram até 90°, ou seja, até ficarem completamente perpendiculares à sarjeta. Assim, o carro “desliza” para o lado e entre na vaga perfeitamente, sem ser preciso qualquer esforço e infinitas manobras como ocorre em uma baliza comum.
O e-Corner permite que o carro seja dirigido na diagonal, por exemplo, além de permitir uma mudança de direção completa, sem precisar acionar a ré. Se você virar uma rua na contra-mão, o carro é capaz de fazer um giro de 180° sem a necessidade de efetuar um monte de manobras.
Sem dúvida, estamos diante de uma tecnologia que pode ser uma mão na roda para muitos motoristas no futuro. E aí, você está preparado?