GERAL
Carteira de motorista 100% gratuita: veja todos os estados brasileiros que podem emitir
Quais estados brasileiros podem emitir a CNH gratuita? Atualmente, o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é caro e até mesmo inacessível para muitas pessoas.
A carteira de habilitação é a porta de entrada para muitos empregos, pois, além da profissão de motorista de aplicativo, carro e moto, principais veículos utilizados pelas pessoas, são uma maneira mais rápida de ir até o local de trabalho.
Estados que podem emitir a Carteira de Motorista gratuita
Uma pesquisa de 2020 descobriu que 42% dos jovens entre 16 e 25 anos dirigiam sem carteira. Enquanto isso, em 2021, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou uma pesquisa que constatou que o interesse dos jovens pelo documento caiu 10,5%.
Hoje em dia, a situação financeira tornou-se o principal fator que impede os jovens de pagarem a autoescola, pois quando se somam as horas e horas de provas teóricas e provas práticas, o resultado é um valor muito elevado.
Para diminuir tal disparidade, dos 26 estados brasileiros, 14 participam do programa CNH Social, que permite a emissão gratuita da carteira de motorista. Assim, todos os processos estão inclusos, ou seja, o cidadão não paga por nenhum dos exames, aulas e testes.
A CNH Social tem certos requisitos para a participação do cidadão, mas eles variam de acordo com o estado. Em primeiro lugar, o cidadão deve estar inscrito no CadÚnico e se encontrar desempregado há mais de um ano, além de ser alfabetizado e maior de idade.
Os estados brasileiros que permitem a emissão gratuita da CNH são:
Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais;
Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso;
Região Norte: Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins;
Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Piauí.
Governo anuncia 5 mil vagas
O governador do Acre, Gladson Cameli, deu uma boa notícia para quem sonha em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não pode pagar pelo processo. O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, também conhecido como o já citado CNH Social, vai oferecer 5 mil vagas para pessoas de baixa renda em 2023.
O programa foi lançado pelo governo do estado em 2022 e é operacionalizado pelo Departamento de Transportes do Estado do Acre (Detran/AC). A iniciativa oferece a gratuidade durante todo o processo para tirar a primeira carteira de habilitação, além de ser possível adicionar e alterar categorias para quem já possui carteira.
O programa também prevê que 5% das vagas oferecidas sejam reservadas para pessoas com deficiência. As inovações deste ano incluem a oferta de 1.000 vagas destinadas a mulheres vítimas de violência, bem como para mulheres em situação de vulnerabilidade. Este foi um anúncio feito pelo governador do Estado, Gladson Cameli.
Para obter maiores informações a respeito da CNH Social em outras localidades, entre em contato com o Detran do seu estado de residência.
Como escolher o CFC adequadamente?
Todo começo do ano vem com uma maior agitação, pois muitos novos condutores estão em busca da sua habilitação. Por esse motivo, é comum um aumento na procura por Centro de Formação de Condutores (CFC). Por esse motivo, o Departamento de Trânsito (Detran) informou que os interessados devem se atentar ainda mais antes de darem entrada no processo de contratação dos planos.
Segundo o órgão, todos os CFCs devem estar de acordo com seu credenciamento junto aos Detrans. Por esse motivo, aliás, no começo do ano muitos deles não são regulamentados, pois não estão com os documentos em dia. Logo, até que haja regularização, eles não estão aptos a oferecerem serviços.
Para saber se o que você escolheu está de acordo com as normas, basta acessar o site do Detran do seu estado e pesquisar pelo nome do Centro de Formação. Além disso, uma dica extra é observar os valores, mas também a qualidade do ensino, visto que nem sempre o que é barato vale mais a pena. Uma boa ideia é analisar o material diádico da escola antes de contratá-la.