GERAL
Carteira de motorista de graça: últimos dias para se inscrever em 3.500 vagas do CNH Social
O prazo para as inscrições da segunda fase do Programa CNH Social 2024 está chegando ao fim. O programa, que oferece 3.500 carteiras de motorista gratuitas, encerra as inscrições às 23h59 do próximo domingo, 29 de setembro.
As vagas contemplam a obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além da adição ou mudança de categoria para aqueles que já possuem CNH.
Também estão disponíveis categorias como D (van, micro-ônibus e ônibus) e E (caminhão e carreta), voltadas para quem deseja ingressar em segmentos profissionais de transporte, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O período de inscrições, que começou no dia 10 de setembro, foi ampliado para 20 dias, com o objetivo de permitir maior participação popular. Os resultados serão divulgados no dia 14 de outubro, às 12h, também no site do Detran.
O programa, em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), destina 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 13% para egressos do sistema prisional. Se essas vagas não forem preenchidas, elas serão redistribuídas para a ampla concorrência.
Suplentes e vagas remanescentes no CNH Social
Candidatos que não completarem o processo de matrícula ou desistirem da formação de condutores podem ser desclassificados. Nesse caso, uma lista de suplentes será divulgada no dia 16 de dezembro. Os inscritos que não forem selecionados na primeira chamada terão uma nova chance de serem convocados.
Como se inscrever para tirar carteira de motorista de graça?
Para participar do programa, siga os passos abaixo:
1. Acesse o site do Detran-ES.
2. Clique no banner ou botão do programa ‘CNH Social’.
3. Preencha as informações solicitadas.
4. Selecione a categoria desejada.
Os dados informados devem estar atualizados no CadÚnico, sendo válidos até 13 de julho de 2024.
Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação, 20% para adição de categoria e 40% para mudança de categoria. O objetivo do programa é aumentar a capacitação profissional, facilitando o ingresso dos condutores no mercado de trabalho.