Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Cheia do Rio Acre atinge 100 famílias na capital e outras 900 são monitoradas

Publicado em

Ao menos 100 famílias foram afetadas pela enchente do Rio Acre na capital acreana e outras 900 são monitoradas até este sábado (26). A Defesa Civil Municipal informou que 13 famílias estão instaladas na Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, mas há pedidos de remoção de mais quatro famílias.

Com isso, será necessário abrir um novo abrigo para atender a demanda. O comandante do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que as equipes preparam a Escola Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco, para receber os moradores.

“Estamos com a Escola Georgete Kalume lotada. Temos mais quatro remoções para fazer, ou seja, quando fizemos as próximas remoções vai passar para 17 famílias desabrigadas. Essas 13 famílias somam 53 pessoas”, resumiu.

Continua depois da publicidade

Na tarde dessa sexta (25), as equipes retiraram 11 famílias dos bairros Baixada da Habitasa e Base. O comandante acrescentou que há uma tendência de subida no nível do rio nas próximas horas. Caso ultrapasse 14,80 metros, ele falou que os desabrigados vão passar a ser instalados no Parque de Exposições Wildy Viana.

“A cada momento que sobe atinge mais pessoas, estamos com 13 equipes de remoção do Corpo de Bombeiros e da Zeladoria da prefeitura. Nesse primeiro momento estamos levando essas famílias para escolas até que tenhamos um panorama mais exato com relação ao nível do rio. Até o nível 14,80 [metros] é possível manter as famílias nas escolas. A partir desse número precisamos ativar o Parque de Exposições que tem uma estrutura maior”, disse.

O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordo, que é de 14 metros na capital, na manhã de sexta. Neste sábado, o manancial está com 14,43 metros. Cinco bairros já estão com água nas ruas e quintais de casas, entre eles:

. Base
. Baixada da Habitasa
. Seis de Agosto
. Ayrton Senna
. Triângulo Novo

O coronel contou também que são monitorados ainda outros cinco bairros, entre eles Cidade Nova e Taquari, que somam dez bairros. As 900 famílias monitoradas estão nessas localidades, segundo o comandante.

“A expectativa é que o rio continue aumentando o nível até domingo [27] e também tem chuvas intensas até o dia 27. Mas, as previsões são refeitas dia a dia, então, a previsão de sexta-feira [25] já se modificou, ou seja, para uma intensificação maior”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Governo decreta situação de emergência em seis cidades

Com a cheia dos rios que compõem a bacia do Acre, o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência nas cidades de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul afetadas pelas inundações.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira (25) e tem validade de 90 dias.

Colaborou o repórter Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress