Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Choveu 35% a mais do que era esperado para dezembro, diz Defesa Civil

Publicado em

Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Após um novembro atípico, onde choveu apenas 57% do que era esperado para todo mês, a primeira quinzena de dezembro já choveu 35% a mais do que era esperado para todo o mês.

“Antes de fechar a primeira quinzena nós já estávamos com toda chuva esperada para o mês de dezembro que aconteceu já. Agora já virando a segunda quinzena nós ultrapassamos em 35% a quantidade de chuva”, diz coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão.

Na manhã desde sábado, 16, o Rio Acre amanheceu medindo 4,32 metros, a medição é menor do que nos últimos dois anos nesta mesma época, porém Falcão explica que isso se dá pelo déficit de chuvas no mês anterior.

Continua depois da publicidade

“O rio está com o nível baixo que o ano passado e 2019, porque tivemos um déficit muito grande de chuvas nos últimos meses, principalmente, novembro que só choveu 57% do que era esperado. E tudo isso está refletindo agora, o solo está suportando essa quantidade de chuva a mais que já aconteceu”, disse.

O coordenador fala que a perspectiva é que chova mais e que se tenha a possibilidade de alcançar até 100% de aumento. Falcão explica que o esperado para dezembro é que chova 268 milímetros, mas pode-se ultrapassar 500mm, pois já se tem 362mm até hoje.

“Nós observamos toda bacia do Rio Acre, desde lá do início na sua nascente, passando aqui por Rio Branco, que por ser o penúltimo município a ser banhado pela bacia, recebe todos os empactos da água que vem das cabeceiras. Então há sempre uma possibilidade de o rio se recuperar muito rapidamente e até o fim do mês pode o manacial aumentar significativamente seu nível dependendo da quantidade de chuvas que ocorra tanto na capital quanto em outros municípios que impactam aqui”, finaliza o tenente-coronel.

Propaganda
Advertisement