GERAL
Chuva não interrompe bloqueio na BR-364 em protesto contra o Ibama

Apesar da chuva que atinge a região, o bloqueio na BR-364, no km 25 entre Sena Madureira e Rio Branco, permanece nesta terça-feira (20). Moradores e produtores rurais iniciaram o protesto na manhã de hoje, em resposta às ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que, segundo os manifestantes, estariam sendo conduzidas de forma abusiva. A rodovia está totalmente interditada nos dois sentidos, causando um extenso congestionamento.
Os manifestantes, que ocupam o local conhecido como “Ramal do 25”, alegam que agentes do Ibama estão destruindo casas, incendiando máquinas e aplicando multas pesadas, além de expulsar famílias de terras ocupadas há mais de três décadas. Eles denunciam excessos durante as fiscalizações e exigem uma resposta imediata das autoridades estaduais e federais. Apenas ambulâncias e veículos com passageiros em situação de emergência médica estão sendo autorizados a passar.
Em nota ao g1 Acre, o Ibama justificou as ações, informando sobre o embargo de mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente, resultando em R$ 10 milhões em multas aplicadas. Além disso, foram apreendidas armas de fogo, munições, motosserras, tratores e máquinas pesadas utilizadas em atividades ilegais de extração de madeira e desmatamento.
O impasse entre os manifestantes e o Ibama demonstra a complexidade do conflito fundiário na região e a necessidade de um diálogo urgente para encontrar uma solução que atenda às necessidades da população local sem comprometer a preservação ambiental. A continuidade do bloqueio agrava a situação, impactando o transporte de mercadorias e pessoas, e exige uma intervenção imediata das autoridades para desobstruir a rodovia e buscar uma solução negociada para o conflito.
