GERAL
Chuveiro elétrico pode estar com os dias contados; conheça nova tecnologia

O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos mais populares das casas brasileiras, sobretudo no frio, quando tomar banho quente torna a rotina mais confortável. No entanto, o consumo de energia ainda é uma preocupação, já que o chuveiro elétrico é um dos vilões da conta de luz.
Porém, isso pode estar perto de mudar com o chuveiro híbrido, que promete aquecer bem com uma economia de energia significativa.
Como o chuveiro híbrido funciona?
Como o próprio nome diz, o chuveiro híbrido usa diferentes fontes de energia para aquecer a água. O eletrodoméstico pode combinar energia elétrica, solar ou gás.
Tendo isso em vista, o chuveiro híbrido funciona da seguinte forma:
- A energia elétrica aquece a água rapidamente;
- Automaticamente, o aparelho alterna para a energia solar ou gás;
- O aquecimento se mantém de maneira eficiente e econômica.
Sendo assim, o chuveiro híbrido é um dos mais econômicos do mercado. Também é válido considerar que o aparelho é uma das maiores evoluções no segmento de chuveiros.

Além disso, o chuveiro híbrido é uma opção sustentável, pois utiliza fontes de energia renováveis, como a energia solar.
Para efeito de comparação, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (CIRRA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), revelou que o chuveiro híbrido é o mais econômico e sustentável do mercado.
Conforme a análise, o chuveiro híbrido alcança uma economia de até 74% em comparação a um chuveiro elétrico convencional.
Vale a pena instalar chuveiro híbrido?
Antes de trocar o chuveiro elétrico de casa para um modelo híbrido, é preciso se atentar às vantagens e desvantagens do aparelho.
Embora seja muito mais econômico e sustentável que o modelo elétrico, o chuveiro híbrido costuma ser mais caro para instalar devido à complexidade da tecnologia.
Qual chuveiro híbrido comprar?
Atualmente, existem diversos chuveiros híbridos no mercado, como:
- Digitais: se destacam pelo controle preciso de temperatura
- Eletrônicos: permitem mudar a temperatura com o aparelho ainda em funcionamento
- Multitemperatura: combina economia de água e ajuste de temperatura eficiente.
