A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) e o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região.
Os estabelecimentos estavam funcionando de forma irregular, sem registro no Conselho e colocando a saúde da população em risco.
Segundo o chefe de Orientação e Fiscalização do CREF8, Wagner Nascimento, a interdição ocorreu pois não houve o cumprimento de autuações anteriores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/n/UIWTvuRzmDDhMLdU6LNQ/img-20211021-091507.jpg)
Cinco academias irregulares foram interditadas em Manaus, nesta quinta-feira (21). — Foto: Divulgação
Ainda segundo Nascimento, os estabelecimentos do setor precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e fixado em local visível para que os frequentadores possam conferir.
Além disso, a presença de um Profissional de Educação Física regular junto ao CREF é obrigatória durante todo o período de funcionamento da academia ou similar.
“Sem atender a esses requisitos, o espaço será interditado, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade e, por isso, estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e acidentes”, alertou.
O presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva, destaca que qualquer cidadão pode denunciar o exercício ilegal da profissão ou qualquer outra irregularidade através do site do Conselho.