GERAL
Com 12 filhos, idosos comemoram 63 anos de casados e explicam o que mantém o amor
Neste sábado, 11 de junho, o ex-seringueiro Francisco Moisés da Silva, 91 anos de idade e a dona de casa Pelegrina André de Almeida, 80 anos de idade, comemoraram 63 anos de casados. Eles moram atualmente no bairro Bom Sucesso, em Sena Madureira, interior do Acre.
Essa história duradoura de amor teve início em 1960. Seu “Chico Moisés”, como é mais conhecido, nasceu no seringal Boa Esperança, Rio Purus, e a dona Pelegrina é oriunda de um seringal do rio Iaco. “O pai dela veio do rio Iaco fazer um trabalho para essa região do Purus e foi aí que nos conhecemos”, relembrou.
De acordo com ele, dona Pelegrina tinha, à época, 17 anos de idade quando o casamento foi sacramentado. “Para nós é uma dádiva de Deus poder celebrar 63 anos do nosso casamento. Passamos por muitas lutas, mas com fé em Deus conseguimos vencer. Amo muito ela e estou muito feliz em poder celebrar mais um ano ao seu lado”, acrescentou.
Aos 80 anos de idade, dona Pelegrina disse que uma das razões para estar tantos anos com o seu esposo é, em primeiro plano, o amor, e depois manter o diálogo para resolver as questões adversas que surgem. “Eu nunca me intriguei com o meu marido. São 63 anos. É uma vida. Precisamos ter sabedoria para lidar com as mais variadas situações. Toda a vida eu amei ele e continuo amando”, declarou.
Ela contou também que sempre o ajudou nas tarefas. No tempo em que moravam no seringal, chegou a trabalhar no roçado para não deixá-lo sozinho.
Ilza André é filha do casal e falou da felicidade em poder contemplar mais essa data: “É uma emoção muito grande para toda a nossa família. Os nossos pais são um exemplo de vida, visto que, comemorar 63 anos de casados não é pra todos. Só temos que agradecer a Deus por esse momento”, frisou.
“Meus pais são maravilhosos. Sempre foram dedicados à família e merecem vivenciar esse momento. Conseguiram criar 12 filhos com muita luta. Só eles e Deus sabem o quanto foi difícil. Só gratidão a Deus por essa data. Estou muito feliz”, comentou o professor Moisés, filho do casal.
Fruto dessa união, nasceram 12 filhos, sendo seis homens e seis mulheres. Além disso, o casal ainda criou dois netos.