Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Competição de capoeira coloca atletas cara a cara num ringue

Publicado em

A tradicional roda de capeoira, com os demais participantes cantando e batendo palmas, não vai acontecer no Volta do Mundo - Bambas — Foto: Fotos de divulgação

Em 13 de agosto, o Rio de Janeiro vai receber uma competição inédita com alguns dos maiores nomes da capoeira no país. O ‘Volta do Mundo – Bambas’ reunirá, na Barra da Tijuca, oito atletas selecionados pela organização do evento, que se enfrentarão em quatro estilos de jogos a cada rodada em um espetáculo que promete ser único, com muita luta, velocidade, técnica, energia e destreza corporal. Segundo os organizadores, o evento pretende colocar a capoeira em um formato mais atual, porém respeitando todas as tradições e elementos que a “capoeiragem” traz em seu conteúdo.

 Queremos ver a capoeira e os nossos atletas recebendo todos os holofotes que merecem. Atualmente é muito difícil viver da capoeira, conseguir patrocínios, divulgar e aumentar o alcance do esporte. Infelizmente, muitos atletas acabam desistindo ou buscando oportunidades em outras artes marciais. Com esse projeto, visamos remunerar nossos atletas e fomentar o mercado da capoeira, trazendo os olhares de investidores para conseguir beneficiar a todos – disse Saverio Scarpati, idealizador, sócio e diretor executivo do projeto.

Quem prestigiar o evento não deve esperar assistir a uma apresentação de capoeira tradicional. Nesta competição, vai valer contato físico e até possíveis nocautes , dependendo do golpe utilizado pelo adversário.

Continua depois da publicidade

A tradicional roda, com os demais participantes cantando e batendo palmas, não vai acontecer. Ao invés disso, será montado um ringue, onde estarão somente os dois atletas que se enfrentarão. No entanto, a tradição dos mestres e seus toques de berimbaus e demais instrumentos de percussão serão mantidos.

Os oito competidores são: Anderson Cavalcante Nunes Fernandes (Sem Coluna), Kelvin Gomes Moreira da Silva (Tiziu), Ivan Oliveira dos Santos, Fabian Andres Contreras Godoy (Moica), Arthur Santos Dias da Cruz (Arthur Fiu), Erick Maia Gomes Pereira, Felipe Dinamarquez (Cica) e Maurício Cleiton Ribeiro de França (Japão).

Outra peculiaridade ficará por conta da pontuação estipulada para o torneio, o que não existe na capoeira tradicional: o melhor avaliado pelos juízes no final ficará com o título. O campeão receberá das mãos de Thiago Marreta, lutador do UFC e simpatizante da capoeira, o cinturão e o título inédito “Volta do Mundo”.

– Acredito que será uma competição muito interessante porque estamos reunindo muitos capoeiristas que são “foras da curva” e de estilos diferentes – ressaltou o atleta e professor de capoeira Mauricio “Japão”.

O objetivo dos organizadores é que outras edições ocorram pelo Brasil, onde o campeão terá a oportunidade de defender o seu título, assim como ocorre em outras modalidades, como no MMA e no boxe. O prêmio em dinheiro será no valor de R$ 5 mil.

As performances serão realizadas em um palco com telão, no dia 13 de agosto, a partir das 18h, no Espaço de Eventos FIRE, localizado na Avenida das Américas 7899, bloco 1 loja 104, na Barra da Tijuca (dentro do condomínio Novo Mundo).

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress