GERAL
COMUNICADO IMPORTANTE PARA TODOS QUE POSSUEM CADASTROS ATIVOS NO CRAS
De acordo com informações do Governo Federal, diversos beneficiários do Bolsa Família terão o benefício cancelado durante o ano de 2023. Isso acontecerá porque uma revisão nos cadastros está sendo feita, porque muitas famílias recebem o benefício de forma irregular.
Portanto, muitas famílias serão convocadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ao longo do ano para que a atualização no cadastro seja feita. Confira como o procedimento acontecerá e como evitar que o seu benefício seja cortado!
Beneficiários do Bolsa Família terão benefício cortado
O órgão responsável por garantir que dados de famílias de baixa renda sejam recolhidos e enviados para o CadÚnico (Cadastro Único) é o CRAS. Por conta disso, muitas famílias terão que se dirigir a ele para que a situação seja resolvida.
Dados de exclusão já foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: 1,479,915 famílias já foram excluídas do programa, o que configura R$ 471 milhões livres para beneficiar outras pessoas.
Número de excluídos não é definitivo
De acordo com o ministro Wellington Dias, comandante da pasta responsável pelo Bolsa Família (Desenvolvimento e Assistência Social), o número divulgado de pessoas que foram excluídas pelo Bolsa Família não é o número final.
De acordo com ele, “o número exato só sai com a conclusão [da revisão do cadastro]. Mas são muito fortes os indícios de que, no mínimo, mais 1 milhão não preenchem os requisitos”. Quando falamos dos 1 milhão que já foram excluídos, as famílias se enquadram nos seguintes aspectos:
- 1 milhão de cadastros acabaram sendo excluídos por possuírem renda per capita superior ao limite;
- 393,5 mil foram excluídos por não cumprirem as regras sobre o cadastro unipessoal;
- 4,1 mil foram excluídos de maneira voluntária.