Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Conheça a planta rica em proteínas, low carb e antienvelhecimento

Publicado em

Essencial para o funcionamento do organismo, a proteína vai além do ganho de massa muscular e da perda de peso. Ela traz benefícios como o aumento da saciedade, controle dos níveis de ferro, fortalecimento das unhas e do cabelo, entre muitos outros. E quando se fala em alimentos ricos nesse nutriente, no quesito vegetal, a ora-pro-nóbis se mostra promissora.

De nome científico pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma planta conhecida há muito tempo, mas que até hoje é usada como uma importante fonte alimentar. De acordo com o nutricionista ortomolecular Alessandro Palatucci Bello, o ingrediente tem uma quantidade proteica muito interessante para uma planta, levando em consideração que, em 100 gramas de ora-pro-nóbis, há 2 gramas de proteína.

Suas folhas são ricas em micronutrientes como ferro, vitamina A, vitamina C e algumas do complexo B. “Elas fornecem vários aminoácidos essenciais para o corpo, como a lisina [conhecida por suas propriedades antivirais e sua ação na produção de anticorpos] e o triptofano, que é precursor de serotonina [o hormônio da felicidade]. Ainda há muitos minerais, como fósforo, cálcio e ferro”, afirma o profissional.

@alessandro_palatucci_bello/Instagram/ReproduçãoAlessandro Palatucci Bello
Alessandro Palatucci Bello

Segundo o especialista, a planta pode ser consumida por várias pessoas, especialmente por quem tem anemia, devido à quantidade relevante de ferro. “O interessante é que ela também tem vitamina C na composição, o que é essencial para que o corpo absorva melhor o ferro. Geralmente, quando você faz consumo da couve, por exemplo, nós sempre sugerimos para pingar umas gotinhas de limão, pois a vitamina C, que contém ácido cítrico, faz com que você absorva o ferro de forma mais eficiente”, explica Alessandro. “No caso da ora-pro-nóbis, você não precisa complementar com a vitamina C, pois ela já tem uma boa quantidade do nutriente”, acrescenta.

pereskia aculeata, ainda, é low carb, ou seja, é uma excelente opção para quem está em busca de emagrecimento, em razão, também, da quantidade positiva de fibras. “E o gosto amargo da planta tem uma reação neuroquímica no corpo que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer alimentos doces”, lembra o especialista.

Continua depois da publicidade

No quesito antienvelhecimento, a ora-pro-nóbis não deixa a desejar! Conforme o nutricionista antecipa, a planta tem muitos antioxidantes que auxiliam na diminuição de danos causados às células, retardando o envelhecimento precoce da pele e ajudando, também, na saúde do cabelo e das unhas, devido à presença de vitaminas do complexo B.

Skincare saúde da pele
A ora-pro-nóbis auxilia na saúde da pele

Indivíduos com intolerância à lactose ainda podem apostar no ingrediente, pois ele é uma fonte de cálcio equivalente a pouco mais da metade do originado no leite, de acordo com o profissional.

Mal funcionamento intestinal é outro fator que pode ser beneficiado com a planta. “A quantidade de fibra vai ajudar no peristaltismo do intestino”, expõe Alessandro. Essa fibra, juntamente com as proteínas e os carboidratos presentes na pereskia aculeata, traz certa saciedade, conforme aponta o especialista. Essa característica também colabora com o processo de emagrecimento.

“A ora-pro-nóbis ainda é indicada para pessoas com desnutrição, graças à composição de micronutrientes. Ela é muito utilizada em cidades pequenas com níveis de desnutrição infantil, e é de baixo custo”, fala ele.

Por ser uma folha verde-escura, considerando que a maioria delas é rica em ácido fólico — vitamina essencial na formação do tubo neural dos bebês —, a planta é permitida para mulheres grávidas, mas com certa cautela. “Quando se fala em plantas, ingredientes naturais, muitos pensam que pode-se tomar à vontade, mas não. O ingrediente é que nem chá: se consumido em excesso, faz mal. Não pode ser em uma dose alta. Por isso, procure um especialista em fitoterapia para prescrever a quantidade ideal para você”, aconselha o farmacêutico.

Getty Images

Ora-Pro-Nóbis

De nome científico pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma planta conhecida há muito tempo

Maneiras de consumir a ora-pro-nóbis

O ingrediente promissor, além de ter composição nutricional vantajosa, é de cultivo simples. Ele pode ser plantado no quintal, como uma hortaliça comum. “É uma planta rara, mas que gosta de sol. É fácil de ter em casa”, atesta o nutricionista.

Uma das maneiras de consumi-la é desidratá-la e triturá-la, transformando-a em uma farinha nutritiva. “Mas no processo de desidratação, há degradação de alguns micronutrientes, nada muito grande. Então, você não pode desidratar no forno, por exemplo, tem que ser natural”, dá a dica.

Continua depois da publicidade

Alessandro cita a possibilidade de mandar manipular o ingrediente, visto que as farmácias de manipulação passam por várias leis que exigem uma matéria-prima de alta qualidade e o manejo controlado para que não haja nada além do ativo prescrito. “Mas pode-se usar a folha mesmo e utilizar em casa, sem agrotóxico!”, adverte.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress