GERAL
Conheça alguns alimentos do dia a dia que podem prejudicar o nosso corpo
O consumo de embutidos, fast-food e alimentos instantâneos faz parte da realidade de muitos brasileiros, mas o que alguns não sabem é que essas comidas podem prejudicar a nossa saúde, principalmente o bom funcionamento do coração.
A maioria desses alimentos são processados e semiprontos, assim contam com altos níveis de colesterol, gordura saturada, sódio, corantes e conservantes. Isso tudo quando em excesso no organismo pode gerar problemas.
A questão não é parar de comer esses alimentos, mas reduzir a frequência com que os consumimos. Dessa forma, estaremos salvando o nosso corpo de adquirir futuras doenças.
Pensando nisso, fizemos uma lista com comidas que podem prejudicar o nosso organismo, são elas:
- Embutidos
O consumo de salames, mortadela, presunto, salsicha e linguiça pode elevar as chances de sofrer um derrame ou infarto, pois são ricos em gordura saturada e aumentam os níveis de colesterol no sangue
Ademais, esse alimento possui sódio e corantes em excesso, o que pode ocasionar alergias e problemas estomacais.
Por fim, os conservantes utilizados para aumentar a validade desse produto, como nitrito e nitrato, quando chegam ao nosso organismo são metabolizados em substâncias com potencial cancerígeno.
- Caldos e temperos
Se você ainda é adepto a cozinhar com cubos de tempero ou caldos industrializados, saiba que precisa mudar de atitude e começar a preparar o seu próprio tempero.
Isso porque esses produtos são compostos por uma alta quantidade de sódio, glutamato monossódico, conservantes, aromatizantes, gordura e até açúcar.
O excesso de sódio está associado a hipertensão, infarto, problemas com retenção de líquidos e derrames.
O glutamato monossódico afeta as células do sistema nervoso e pode danificá-las, assim, pode evoluir para disfunções mentais, mal de Parkinson e até Alzheimer.
- Biscoitos e salgadinhosToda criança adora esses produtos, mas é bom pensar duas vezes antes de oferecê-los.Os biscoitos recheados são ricos em gordura saturada, o que pode desequilibrar os níveis de colesterol do organismo e provocar doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
Ademais, os corantes que dão cores atrativas a esses alimentos estão associados a déficit de atenção e hiperatividade.
Os salgadinhos, além dos altos níveis de sódio e gorduras, também possuem o glutamato monossódico que abordamos acima.