Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Conselho identifica cobrança de pedágio a indígenas Yanomami e até vila dominada por garimpo em ação do Ministério dos Direitos Humanos

Publicado em

A crise sanitária matou 570 crianças Yanomami de 2019 a 2022 — Foto: Paulo Zero

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar) identificou uma série de novas violações de direitos dos indígenas que vivem na Terra Yanomami. O órgão apontou que fazendeiros cobram pedágio de indígenas para passar por suas terras, em Alto Alegre, no Norte do estado e uma vila localizada no município de Iracema, ao Sul, serve de base de apoio para os garimpeiros ilegais.

As violações foram identificadas durante a visita do Conselho com a comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que também apura possíveis violações a direitos do povo Yanomami.

As diligências foram realizadas nos municípios de Alto Alegre, na região Norte do estado, e Mucajaí, Iracema e Caracaraí, ao Sul de Roraima. Está prevista para a tarde desta sexta-feira (3) uma coletiva de imprensa para divulgar tudo que foi apurado no trabalho.

Continua depois da publicidade
Investigações ocorreram durante a visita do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. — Foto: Cedcar/Divulgação

Investigações ocorreram durante a visita do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. — Foto: Cedcar/Divulgação

Ao g1, o secretário geral do órgão, Paulo Tadeu, explicou que em Mucajaí a preocupação é com a contaminação dos peixes e dos rios por mercúrio, um dos vários problemas gerados pelo garimpo. Altamente tóxico, o metal é usado pelos garimpeiros para separar o ouro de outros sedimentos e, assim, deixá-lo “limpo”.

  • Rios na Terra Yanomami têm 8600% de contaminação por mercúrio, revela laudo da PF

Após isso, a substância é jogada nos rios, causando poluição ambiental e impactando na saúde dos indígenas. Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em agosto de 2022 mostrou que peixes de três rios estão altamente contaminados por mercúrio oriundo de garimpeiros em Roraima.

“Eles [pesquisadores] têm feito um estudo sobre a questão da água lá [em Mucajaí], feito um acompanhamento, e cada vez mais a água tem demonstrado uma presença muito grande de mercúrio”, ressaltou Paulo.

Reunião discutiu novas violações de direitos dos indígenas Yanomami. — Foto: Cedcar/Divulgação

Reunião discutiu novas violações de direitos dos indígenas Yanomami. — Foto: Cedcar/Divulgação

Além da contaminação dos rios, o Conselho destacou que a vila Campos Novos, localizada no município de Iracema, serve como uma “corrutela de garimpo”, uma base de apoio a garimpeiros que exploram Terra Indígena.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress