Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Corpo de idoso desaparecido no mar após naufrágio no litoral de SP é encontrado e encaminhado ao IML

Publicado em

Corpo de Julio Cesar Vicente, de 64 anos, foi localizado e encaminhado ao IML — Foto: Arquivo pessoal

Um dos idosos desaparecido no mar após uma embarcação com 12 pessoas afundar em Bertioga, no litoral de São Paulo, foi encontrado na manhã deste domingo (9), pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). O corpo de Julio Cesar Vicente, de 64 anos, foi localizado por volta das 10h50, na Praia Branca, em Guarujá, cidade vizinha.

O acidente aconteceu na noite de sábado (7) próximo à entrada do Canal de Bertioga, no Centro, onde fica localizado o Mercado Municipal de Pescados. Ao g1, o GBMar informou que os tripulantes foram de Bertioga à Ubatuba, no litoral norte. E no retorno, ao se aproximarem cerca de 1 km do Canal de Bertioga, o barco afundou.

Edson Yoshinaga, de 65 anos, continua desaparecido — Foto: Arquivo pessoal

Edson Yoshinaga, de 65 anos, continua desaparecido — Foto: Arquivo pessoal

Continua depois da publicidade

Segundo apurado pela reportagem neste domingo (9), uma moto aquática dos bombeiros marítimos levou o corpo encontrado até a faixa de areia da Praia da Enseada, no Centro de Bertioga, onde os familiares das vítimas aguardavam informações.

De acordo com o GBMar, a família reconheceu o corpo de Julio, que será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Praia Grande, também no litoral paulista. A corporação ressaltou que permanecem as buscas pelo segundo desaparecido, Edson Yoshinaga, de 65 anos.

Até a última atualização desta reportagem, os números da tragédia são:

  • Duas mortes: Julio Cezar Vicente e Wilson Roberto Pereira da Silva ;
  • Um desaparecido: Edson Yashinaga;
  • Nove pessoas resgatadas com vida.

 

Edson e Julio eram amigos desde a juventude

Os idosos que desapareceram juntos no mar eram amigos há décadas. Edson e Julio haviam embarcado para praticar pesca esportiva, quando foram surpreendidos por uma onda que atingiu o barco. O g1 conversou com Paloma Cardente Vicente, de 35 anos, filha de Julio, que afirmou que não havia coletes salva-vidas dentro do barco.

Segundo Paloma, Julio e Edson eram amigos desde a época da e juventude, amizade que uniu as duas famílias. “Eles são irmãos de almas. Edson é meu tio de consideração desde que eu nasci, é como se fosse meu tio de sangue. A gente se considera família”, declarou.

Foto feita pelos desaparecidos antes de embarcar em Bertioga — Foto: Arquivo pessoal

Foto feita pelos desaparecidos antes de embarcar em Bertioga — Foto: Arquivo pessoal

A filha de Julio contou também que a dupla saiu com um grupo de amigos para pescar durante a madrugada de quinta (5) para sexta-feira (6), e retornavam durante a noite. Ela ressaltou que esta não foi a primeira vez que o grupo viajou de São Paulo para esta finalidade.

Buscas e investigações

Porém, segundo ela, a embarcação partiu para o alto-mar contra as normas da Marinha do Brasil, pois além dos alertas vermelhos sobre o mal tempo, também não havia coletes salva-vidas na embarcação. “Meu irmão jogou uma caixa de isopor e outros objetos para as outras pessoas conseguirem segurar e se salvar. O barqueiro sumiu. Meu sentimento é de impotência”, afirmou ao g1.

Continua depois da publicidade

A Marinha do Brasil informou ao g1 que por volta de 1h30, recebeu a informação do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) que uma embarcação naufragou próximo à saída do canal de Bertioga. Sendo assim, a equipe de busca e salvamento com o auxílio do Navio Patrulha Gurupi e lanchas da Capitania dos Portos de São Paulo, inicaram as buscas em conjunto com o GBMar.

O GBmar informou que além dos bombeiros marítimos, com quatro homens e uma embarcação, as buscas também tiveram apoio do Corpo de Bombeiros com 14 homens, quatro viaturas e uma lancha; além da ambulância de resgate, que levou oito vítimas para o atendimento médico, sendo que a nona foi liberada no local. No início da tarde deste sábado (8), as buscas continuaram com uma embarcação, uma moto aquática e o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar.

Ao todo, nove pessoas foram resgatadas com vida em naufrágio em Bertioga — Foto: Gustavo Mello Nepomuceno Dutra

Ao todo, nove pessoas foram resgatadas com vida em naufrágio em Bertioga — Foto: Gustavo Mello Nepomuceno Dutra

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) acrescentou que ao menos quatro bombeiros permanecem no local para localizar os desaparecidos. Segundo a pasta, a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Bertioga.

A Marinha ressaltou que um Inquérito Administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo incidente. “Alerta-se aos navegantes que consultem as informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. A Marinha do Brasil incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para emergências náuticas”, acrescentou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress