GERAL
‘Corre cutia’: idoso chama a polícia para tirar roedor que invadiu casa e transitava por cômodos
“Corre cutia, de noite e de dia, debaixo da cama da sua tia”. A cantiga infantil virou realidade na casa de um homem, de 62 anos, em Angélica (MS), a 272 km de Campo Grande. O idoso acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA) para capturar o roedor da espécie dasyprocta punctata que havia adentrado a residência dele e estava transitando pelos cômodos.
Sem conseguir fazer com que a cutia saísse sozinha, o homem acionou a PMA. Militares de Batayporã, cidade a 91,3 km de Angélica, foram até a residência para realizar a captura do animal.
Com o auxílio de um puçá, os policiais conseguiram resgatar a cutia. Ela foi colocada em uma caixa de contenção e como estava sem ferimentos, levada para o habitat natural. O roedor foi solto minutos depois em uma mata distante do perímetro urbano.
Em São Gabriel do Oeste, um morador registrou uma cutia albina. Em uma gestação, as chances de nascer uma cutia albina é de 0,005%. Ou seja, somente 1 entre 20 mil cutias nascidas tem chance de ter ausência total ou parcial de melanina.