Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Defasagem do preço da gasolina vendida no Brasil vai a 19%, diz Abicom

Publicado em

O preço da gasolina vendida pela Petrobras no Brasil está 19% abaixo da cotação internacional, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (15/4) pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Em 22 de março, essa diferença era de 17%. No caso do óleo diesel, a defasagem média atual é de 12%. Antes disso, estava em 9%.

De acordo com nota publicada no site da Abicom, a disparidade é resultado da “ligeira valorização no câmbio e nos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia útil anterior (no caso, a sexta-feira (12/4).”

Sob o ponto de vista do mercado, a defasagem – principalmente em relação à gasolina – é um fator de pressão para que a Petrobras reajuste os combustíveis no Brasil. Esse aumento, contudo, teria forte impacto sobre a inflação.

Continua depois da publicidade

Para complicar o quadro, o comportamento dos preços dos combustíveis ganhou grande incerteza neste fim de semana, depois do ataque do Irã a Israel, no sábado (15/4). Os mercados temem que o conflito possa elevar a cotação do petróleo no mercado mundial, o que representa uma agravante para o cenário econômico global.

Propaganda
Advertisement