Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Desempenho Educacional: Acre alcança 73% de alunos alfabetizados no 2º ano

Publicado em

O governo federal, por meio do Ministério da Educação, divulgou os resultados da primeira avaliação censitária do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes do Acre, Aberson Carvalho, revelou que 73% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental no estado alcançaram a alfabetização até o final do ano letivo de 2023. O programa Alfabetiza Acre, lançado pelo governo estadual no ano anterior, tem sido fundamental para esse avanço e visa garantir a alfabetização das crianças na idade certa, além de fortalecer a educação de jovens e adultos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 56% das crianças brasileiras atingiram o nível de alfabetização esperado para o 2º ano do ensino fundamental em 2023, mantendo-se estável em relação ao período pré-pandêmico. O ministro Camilo Santana destacou que, após a queda para 36% em 2021 devido à pandemia, o índice de alfabetização voltou ao patamar de 56% em 2023.

Continua depois da publicidade

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada conta com a participação de todas as unidades da federação e a grande maioria dos municípios do país. As metas estabelecidas pelo governo federal incluem alcançar 60% de crianças alfabetizadas até o final deste ano, 64% em 2025 e 67% em 2026, com o objetivo final de que 80% dos brasileiros saibam ler e escrever até o término do 2º ano do ensino fundamental a partir de 2030.

Lula ressaltou a importância de melhorar a qualidade da educação no país, para que no futuro mais brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, tornando a escola pública uma opção preferencial para as famílias de classe média.

Propaganda
Advertisement