GERAL
Deslocamento da frente fria provoca chuva forte em alguns estados; veja a previsão do tempo

A presença de algumas perturbações e umidade na atmosfera – ainda associadas ao deslocamento da frente fria – deve seguir favorecendo a formação de instabilidades sobre parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (5). Ao longo do dia, ainda podemos ter a ocorrência de pancadas de chuva isoladas com moderada – a pontual forte – intensidade entre o norte e nordeste gaúcho. Em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, não estão descartados eventuais temporais ainda pela manhã. No restante do estado, o tempo já deve seguir mais estável, devido a atuação da massa de ar polar que avançou na retaguarda da frente fria.
Em algumas áreas da campanha e em pontos mais elevados do sul, haverá condições para formação de geada ainda nas primeiras horas da manhã. Já entre Santa Catarina e o Paraná, o deslocamento da frente fria sobre a costa deverá espalhar as instabilidades ao longo do dia. Ainda pela manhã, já são esperadas fortes pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento, sobretudo entre o sudoeste e sul paranaense e o oeste catarinense – onde há risco também para a ocorrência de temporais.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
No decorrer da tarde, as nuvens carregadas avançam sobre o interior catarinense e região central paranaense. Em Florianópolis e em Curitiba , há risco de chuva forte a partir do período da tarde. No litoral paranaense, a entrada de ventos marítimos deve promover a ocorrência de pancadas de chuva fraca durante o dia. No período da noite, as pancadas de chuva ganham força e podem vir com raios.
No Sudeste, a condição de tempo firme segue predominando no decorrer do dia, com sol e calor marcando presença em praticamente toda a região. A circulação de ventos quentes de origem continental deve favorecer o aumento dos termômetros e o calor segue intenso entre o interior paulista e mineiro. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar despenca e entra em níveis de atenção e até mesmo de alerta em algumas áreas. Na Grande SP, a semana termina marcada pela virada dos ventos, que ocorre ao longo do dia. À noite, pode garoar em alguns pontos da região.
