GERAL
Dez escolas no Acre não possuem merendeiras, e alunos são obrigados a fazer sua própria merenda
A frase “dinheiro tem, o que falta é gestão” continua sendo aplicada na gestão do governador Gladson Cameli e parece ser doce na boca de vários deputados.
Há cerca de duas semanas, o Na Hora da Notícia publicou uma denúncia sobre a falta de merendeiras em escolas no interior do estado, mas não obteve nenhuma resposta oficial por parte do responsável pela pasta da Educação, Aberson Carvalho.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Estado, o assunto veio à tona mais uma vez, desta vez através da denúncia da deputada estadual do MDB, Antônia Sales. Ela apresentou um vídeo mostrando a situação na Escola Antônio Rodrigues da Silva, que fica na Comunidade do Rio Liberdade, na BR 364.
A parlamentar informou ainda que esta situação de falta de profissional para cuidar da merenda dos alunos se repete em outras nove escolas.
“Recebemos informações de que todos os dias são designadas três alunas para fazer a merenda. Isso é um absurdo. Nossos alunos vão para a escola para aprender e não para trabalhar. E nossos professores também não podem fazer a merenda e dar aula ao mesmo tempo. Não é justo o que vem ocorrendo, até porque há verba para contratar merendeiras”, disse Antônia Sales.
A deputada informou que comunicou a situação para o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, e que o mesmo disse não ter conhecimento do grave problema.
“O secretário me garantiu que iria se inteirar sobre a situação e adotar providências. É preciso que a contratação de merendeiras seja resolvida o mais rápido possível, pois existem recursos. A Legislação diz que é necessário (obrigatório), pelo menos, uma merendeira para cada escola, e no caso de escolas com mais de 150 alunos, essa necessidade sobe para duas merendeiras”, finalizou a parlamentar.
De acordo com a assessoria da deputada, Antônia Sales oficializou o pedido para contratação de merendeiras para essas dez escolas através de requerimento e pediu urgência nesta solicitação.