Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Dia D de Vacinação: combate à poliomielite para crianças menores de 5 anos

Publicado em

No sábado, 8 de junho, é o Dia D de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos em todo o Brasil. A campanha, promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, teve início em 27 de maio e se estenderá até 14 de junho.

O Ministério da Saúde enfatiza que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite e destaca a importância de imunizar todas as crianças menores de 5 anos de acordo com o esquema de vacinação de rotina e nas campanhas nacionais anuais, como a atual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite consiste em três doses da vacina injetável (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, juntamente com duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOP), conhecida como gotinha. Essa mudança segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação global da pólio.

Continua depois da publicidade

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode ser transmitido por meio do contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, a doença pode levar a paralisias musculares, afetando principalmente os membros inferiores.

A falta de saneamento adequado, más condições de moradia e higiene precária favorecem a propagação do poliovírus, responsável pela pólio. As sequelas da doença estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo vírus, resultando em problemas motores sem cura.

Atualmente, a poliomielite permanece endêmica em dois países, Afeganistão e Paquistão, com registros de pelo menos cinco casos em 2021. No Brasil, não há circulação do poliovírus selvagem desde 1990. No entanto, a cobertura vacinal contra a doença tem ficado abaixo da meta de 95% desde 2016.

Propaganda
Advertisement