GERAL
Dicas que você mesmo dá a bandidos de que seu carro é um alvo perfeito
Uma boa analogia sobre segurança urbana é a que compara bandidos com predadores: eles buscam a “presa” mais fraca, desgarrada no grupo e que dá oportunidade de ser facilmente “abatida”.
Nesse cenário, algumas atitudes e decisões podem dar pistas de que você é um alvo fácil, ou mesmo de que pode ser muito vantajoso te abordar.
No trânsito, é sempre melhor passar despercebido aos olhos dos criminosos, ou seja, não deixar eles notarem que no seu carro, por exemplo, está uma mulher sozinha.
Uma dica importante é evitar adesivar o seu carro com desenhos que revelam o seu estilo de vida, como “bebê a bordo”, logotipo de clubes e academias de alto padrão e até imagens que dão pistas de que o veículo é de uma mulher, por exemplo.
Um acessório que pode deixar o interior do seu veículo mais discreto são as películas automotivas.
Os vidros claros ajudam “predadores” a identificar o comportamento de um alvo em potencial.
“É fácil ver o que se passa dentro de um carro sem película. O criminoso sabe quem está lá dentro, se está atento ao seu redor ou distraído. Outra vantagem do acessório é que, normalmente, quando se tentar quebrar o vidro, a película adesiva segura os estilhaços, tornando o roubo mais difícil”, explica o policial federal e instrutor de defesa pessoal Fábio Henriques.
Carro desorganizado também é um sinal para os criminosos de uma oportunidade.
Se, ao olhar pelo vidro, ele identificar várias bolsas, sacolas e objetos de valor, certamente terá mais interesse no furto.
É como se o dono emitisse um sinal dizendo: “escolha o meu carro, ele vale a pena”.
Mesmo que não tenha nada de valor, a quantidade de objetos pode passar essa mensagem.
Segundo Fábio Henriques, há mais dois sinais que o proprietário de um veículo dá de que ele é uma presa fácil: deixar os vidros abertos e ficar dentro do carro estacionado.
“As duas atitudes mostram que a pessoa não está atenta à segurança. Por isso, vai ser pega de surpresa com a abordagem. Os criminosos são oportunistas, sempre vão escolher a vítima que dá melhor trabalho, e que demanda menos tempo de ação. Por isso, demonstrar atenção ao seu redor pode salvar você de ser selecionado nessas horas”.