Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Diesel tem alta nos preços e gasolina diminui nas distribuidoras; Confira

Publicado em

A partir deste sábado (21), haverá uma mudança nos preços dos combustíveis para as distribuidoras. O preço médio da gasolina será reduzido em R$ 0,12 por litro, passando a ser R$ 2,81 por litro. Já o preço médio do diesel terá um aumento de R$ 0,25 por litro, chegando a R$ 4,05 por litro.

Essa variação nos preços é resultado de diferentes fatores no mercado e na estratégia comercial da Petrobras. No caso da gasolina, há o fim do período de maior demanda global, o que leva a uma maior disponibilidade e desvalorização do produto em relação ao petróleo. Já no diesel, a demanda global se mantém e há expectativa de alta sazonal, o que faz com que o produto seja mais valorizado em relação ao petróleo.

O órgão garante que a Petrobras busca evitar repasses da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a sociedade brasileira. A empresa também destaca que sua estratégia comercial tem sido bem-sucedida ao torná-la mais competitiva no mercado e evitar impactos significativos no consumidor. Mesmo com o valor do petróleo brent mais alto este ano em comparação com o ano passado, os preços dos produtos da Petrobras acumulam quedas.

Continua depois da publicidade

A gasolina comercializada aos postos contém uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro. Com essa composição, a parcela da Petrobras na venda da gasolina será, em média, de R$ 2,05 por litro.

Já no caso do diesel, é obrigatória a mistura de 88% de diesel A e 12% de biodiesel. Dessa forma, a parcela da Petrobras na venda do diesel será, em média, de R$ 3,56 por litro.

Ao longo do ano, os preços da gasolina e do diesel tiveram uma redução acumulada de R$ 0,27 por litro e R$ 0,44 por litro, respectivamente.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressalta que a estratégia comercial adotada tem sido eficaz em tornar a empresa mais competitiva e evitar impactos negativos para o consumidor. A empresa busca equilibrar os interesses do mercado internacional com a proteção dos consumidores brasileiros e a manutenção de um ambiente competitivo dentro das leis vigentes.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress