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RIO BRANCO
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GERAL

DIVULGADA lista de documentos para AUMENTAR o benefício do INSS

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O número de pessoas que recebem algum tipo de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está crescendo a cada dia. Dessa forma, a fila de espera segue o mesmo ritmo, aumentando também as reclamações dos usuários.

Dessa maneira, antes de dar entrada em uma solicitação, é fundamental conhecer as exigências e os documentos necessários para conseguir aprovação. Essa orientação vale tanto para o pedido de novos benefícios, quanto para a revisão do benefício já existente.

No caso da revisão, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o INSS pode conceder o aumento do valor do benefício. Desse modo, o beneficiário passa a receber mais todos os meses.

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Mas, para isso, é importante estar atento aos documentos necessários para a solicitação e saber o procedimento correto para fazer o pedido.

Como solicitar a aposentadoria ou revisão do benefício do INSS?

Todas as pessoas que se encaixam nas regras de elegibilidade podem fazer a solicitação de aposentadoria junto ao INSS. Além disso, todos os segurados também têm o direito de solicitar a revisão do seu benefício.

Em ambos os casos, a presença de um advogado especialista em previdência social pode ser fundamental para a obtenção do benefício. Isso porque ele detém de todo o conhecimento necessário para orientar as melhores opções para cada situação.

Dessa forma, após reunir todos os documentos necessários (que você poderá conferir mais abaixo), basta seguir o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, você precisa baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular. Mas também é possível fazer a solicitação por meio do Portal Meu INSS, acessando via web;
  2. Após acessar o app (disponível para aparelhos Android e IOS) ou o site Meu INSS, basta procurar e selecionar a opção “Novo pedido”;
  3. Depois, digite “Revisão”, no campo indicado;
  4. Na sequência, escolha o benefício ou serviço que desejar na lista que aparece;
  5. Por fim, basta conferir as informações e seguir as orientações da tela para dar prosseguimento à solicitação.

Você também pode acompanhar o andamento da solicitação por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Para isso, é só selecionar a opção “Consultar pedidos” e, depois, “Detalhar”. Ademais, é importante ressaltar que o tempo de espera deve ser de 30 dias, mas existem casos em que esse período pode ser ainda maior.

Documentos necessários para a solicitação

Antes de fazer a solicitação de revisão do benefício do INSS, é importante reunir todos os documentos necessários para obter a aprovação. Isso porque ter tudo em mãos vai agilizar o processo e evitar o retrabalho de inserir novos documentos posteriormente, o que pode aumentar o tempo de espera.

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Mas, antes de conferir quais são os documentos necessários, é importante ter em mente a importância da revisão do benefício. Ao fazer a solicitação para o aumento do benefício, existe a possibilidade do benefício diminuir de valor.

Para evitar esse tipo de transtorno é fundamental analisar com cautela se os documentos apresentados realmente irão ocasionar o aumento das parcelas. Neste caso, a presença de um advogado especialista em previdência social é indispensável, pois quando os documentos integram o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) não há como reverter.

Agora, confira quais são os documentos para a solicitação da revisão do benefício do INSS:

  • Valores dos salários que constam na Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) e suas atualizações;
  • Holerites;
  • Contratos de trabalho temporários;
  • Extrato do FGTS;
  • Dados da ficha financeira da empresa;
  • Informações da RAIS e do e-Social;
  • CAGED.

Por fim, uma orientação importante é verificar se todos esses documentos estão atualizados. Caso não esteja, é fundamental fazer a sua atualização antes de apresentá-los ao INSS.

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