GERAL
Dnit acelera construção da nova ponte sobre o Rio Caeté no Acre

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está trabalhando para agilizar a construção da nova ponte sobre o Rio Caeté no Acre. O anteprojeto da obra, que prevê uma ponte estaiada com 360 metros de extensão, está sendo finalizado e a licitação para a contratação integrada do projeto e da construção foi antecipada.
Inicialmente, a licitação estava prevista para junho, mas o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, revelou que o processo foi adiantado. “Com o anteprojeto pronto, previsto para o final de fevereiro, a licitação será realizada via contratação integrada, o que significa que o projeto e a construção serão licitados em conjunto. Esse processo leva de 60 a 90 dias, então, se tudo correr como planejado, a obra pode começar entre março e maio”, explicou Araújo.
A nova ponte, que terá o mesmo modelo das pontes estaiadas de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, está prevista para ser concluída em novembro de 2026. Durante a construção, a ponte atual, com 210 metros de extensão, será utilizada o máximo tempo possível, com fluxo controlado para carros menores e ônibus, enquanto caminhões com carga serão transportados por balsa.
“Já estamos solicitando que o acesso à ponte atual seja mantido por mais tempo. Quando a obra começar, vamos utilizar a mesma estratégia que aplicamos em Tarauacá, onde a obra foi realizada por etapas, liberando metade da ponte para o tráfego de veículos. Essa técnica garante que o fluxo de veículos não seja prejudicado”, detalhou Araújo.
Atualmente, todos os veículos transitam pela ponte, que foi condenada pelo Dnit devido à movimentação de um pilar, em fluxo controlado. A partir de quarta-feira (29), os caminhões serão direcionados para a balsa.
Com o nível de água do Rio Caeté mais baixo a partir de abril, a logística será otimizada. “A balsa se tornará uma ponte e um novo pontilhão será instalado, permitindo a passagem de carros normalmente”, concluiu Araújo.
A construção da nova ponte sobre o Rio Caeté é uma obra fundamental para o desenvolvimento da região, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego de veículos.
