GERAL
Dom Flávio: “Bíblia não justifica opressão, precisamos ser contra o machismo”

Em mensagem contundente pelo Dia Internacional da Mulher, o bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, fez um apelo à sociedade para combater o machismo e a violência contra as mulheres. Com palavras firmes, ele enfatizou que a Bíblia não deve ser utilizada para justificar a opressão feminina: “Vamos parar de usar trechinho da Bíblia, meias frases da Bíblia, para justificar a opressão das mulheres, porque isto não é de acordo com a vontade de Deus. Não podemos só não ser machistas, temos que ser contra o machismo”, afirmou.
Dom Flávio lamentou o alto índice de feminicídios em Cruzeiro do Sul e na região, ressaltando que a violência contra as mulheres é um problema grave que fere os princípios da fé e da justiça: “Infelizmente, ainda nos municípios da nossa Diocese, quantos feminicídios, quanta violência. E isto não está correto, não é segundo o projeto de Deus.”
O bispo finalizou sua mensagem com um chamado à ação, conclamando a todos a valorizar e respeitar as mulheres: “Que Deus abençoe a todas. Vamos caprichar dizendo às mulheres, nós amamos vocês e vamos manifestar o nosso amor com respeito, com a valorização, com a chance para todos vocês, iguais aos homens. Que ninguém despreze vocês, mas todos possam dizer, viva as mulheres, no dia delas, em todos os dias de suas vidas”.
A mensagem de Dom Flávio é um importante lembrete de que a luta contra o machismo e a violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos, incluindo líderes religiosos. É preciso combater a cultura da opressão e construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.
