GERAL
É falso que HC da USP faça cirurgia de transição de gênero em crianças de 4 anos
Circula pelas redes sociais a informação de que o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) estaria realizando cirurgias de redesignação sexual em crianças a partir de 4 anos.
No entanto, essa informação é falsa. O que existe no hospital é o Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos), que acompanha pessoas que apresentem incongruência ou não conformidade de gênero. A equipe do Ambulatório atende crianças e adolescentes, mas não realiza intervenções cirúrgicas até que eles atinjam a maioridade.
Entre 9 e 14 anos, o que pode ser feito é o bloqueio da puberdade, que é reversível. Somente a partir dos 16 anos pode ser feita a terapia com hormônios, e apenas com a maioridade, aos 18 anos, pode ser feita a última etapa do processo, a cirurgia de redesignação sexual pode ser realizada, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina.
O atendimento, portanto às crianças não consiste na intervenção cirúrgica, mas na avaliação e acompanhamento por psiquiatras, psicólogos e pediatras. A intervenção hormonal somente pode ocorrer a partir dos 16 anos e a cirúrgica a partir dos 18.
Como funcionam as checagens de fatos no Yahoo! Notícias?
O que pode ser verificado?
O Yahoo! Notícias não verifica opiniões, conteúdos amplos, indefinidos nem previsões de futuro.
As publicações são identificadas por meio do monitoramento de redes sociais como Facebook, Instagram, Kwai, Telegram, TikTok, Twitter e YouTube. Para identificar conteúdos e assuntos relevantes também são utilizadas ferramentas como TweetDeck e Google Trends.
Como são feitas as checagens?
A metodologia de checagem do Yahoo! Notícias se baseia em pesquisas e indicações da First Draft – coalizão internacional de combate à desinformação.
Como o conteúdo é classificado?
O Yahoo! Notícias adota o sistema de etiquetas para classificar de maneira visual e objetiva os conteúdos que verifica. Atualmente, são utilizadas quatro etiquetas: Verdadeiro, Falso, Enganoso e Manipulado.
Clique aqui para saber mais sobre a metodologia de checagens.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.