GERAL
É POSSÍVEL TIRAR A CNH DE FORMA GRATUITA NESTES ESTADOS; INSCRIÇÕES ABERTAS
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é gratuita em todos os lugares do país, porém alguns estados possuem um programa para garantir acesso a carteira de habilitação sem que os selecionados precisem pagar nada.
O programa se chama CNH Social, ele é estabelecido através de lei estadual, por isso não são todos os estados que garantem o acesso a esse benefício.
Quem consegue participar da iniciativa gratuita economiza com todas as etapas envolvidas na emissão do documento. Preste atenção para conferir se o seu estado está disponibilizando a CNH Social, pelo menos 18 estados possibilitam o acesso:
- São Paulo;
- Acre;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Mato Grosso do Norte;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí;
- Santa Catarina.
- Amazonas;
- Pará;
- Paraná.
Como posso conseguir a CNH gratuita?
Quando a lei estadual é criada para a liberação das vagas pelo estado, dando acesso ao programa de gratuidade, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) passa a comandar o programa.
É a determinação de cada estado que apresenta os critérios de pré-requisito para a inscrição na CNH Social, o que inclui o número de vagas. Para se inscrever é importante observar as divulgações do Detran.
As determinações estarão descritas no edital do processo seletivo. Também é preciso prestar atenção e acompanhar os prazos. Não existe um período único para a disponibilidade das vagas.
As inscrições são totalmente online através do portal do Detran. Se for selecionado o candidato vai ser encaminhado para a autoescola mais próxima, para dar continuidade ao processo de emissão da CNH.
Se as inscrições estiverem abertas para o seu estado, basta acessar o site do Detran e selecionar “CNH Social”, depois clicar em “Fazer inscrição”, preencher a ficha e aguardar para saber se foi selecionado.